Os baralhos de tarot e oráculo costumam aparecer nas mesmas pesquisas quando você está pensando em comprar o outro. Portanto, não é surpresa que frequentemente me perguntem sobre a diferença entre as cartas do Oráculo e do tarot.
As cartas do tarot e do oráculo nos permitem buscar orientação de nossa sabedoria interior para questões essenciais em nossa vida atual. Embora compartilhem o mesmo objetivo, eles têm algumas diferenças distintas.
Tarot | Oráculo |
Estrutura padrão | Sem estrutura definida |
Significados e simbolismo entre os decks são semelhantes | Varia de acordo com o criador |
Sem explicação nas cartas | Frases-chave nas cartas |
Primeiro baralho de o século 15 | O primeiro deck Oráculo foi publicado em 1775 |
Tamanho padrão 2,75 ″ x 4,75 ″ | Sem tamanho padrão |
Mas se tudo isso é novo para você, não se preocupe. A confusão entre oráculo e tarot é mais comum do que você pensa. Neste artigo, explicarei com mais detalhes sobre essas duas ferramentas diferentes e como usá-las para orientação em sua vida cotidiana. Então, vamos começar!
Qual é a diferença entre cartas de tarot e oráculo?
Embora ambas as cartas forneçam orientação para nós e direcionam nossos caminhos, permitindo-nos acessar nossa sabedoria interna, eles ainda têm diferenças essenciais. Eles diferem em sua história, estrutura, como são interpretados e que tipo de orientação nos dão.
Mas antes de irmos para os detalhes das diferenças entre as cartas do tarot e de oráculo, vamos começar examinando-as individualmente.
O que são cartas de tarot?
As cartas de tarot datam da Itália do século 15, onde eram inicialmente usadas para jogar um jogo chamado Tarrochi. Desde o século 18, eles também têm sido usados para fins de adivinhação para fazer leituras de cartas de tarot.
Existem vários tipos de baralhos de tarot com diferentes temas hoje em dia. Ainda assim, existe uma estrutura padrão e significados comuns respeitados na maioria dos baralhos de tarot. A mãe de todos os baralhos modernos é o baralho de tarot Rider Waite, e muitos baralhos são baseados nele.
Em geral, o baralho de tarot terá uma estrutura fixa de 78 cartas, que consiste em duas partes: Arcanos maiores e menores.
Arcanos Maiores: 22 cartas, que representam os aprendizados da alma.
Arcanos Menores: 56 cartas que incluem aspectos práticos da vida cotidiana, geralmente relacionados a ações tomadas ou realizadas em nossa vida cotidiana.
Os Arcanos Menores podem ser divididos em quatro naipes.
Espadas, Ouros, Copas e Paus
Cada naipe possui 14 cartas que são compostas por cartas de Ás a 10, e 4 “figuras da corte” que trazem aspectos de personalidade e qualidades pessoais, além de experiências vividas ou a serem vividas.
O tamanho padrão das cartas de tarot é 2,75 ″ x 4,75 ″ – pode haver exceções, mas este tamanho é mais comumente usado para baralhos de tarot.
Quando um tarólogo faz uma leitura, eles costumam usar uma tiragem de tarot para colocar as cartas. As tiragens de tarot dão à leitura uma estrutura e adicionam significados adicionais às cartas. Sua posição determina alguns aspectos da interpretação, como passado, presente e futuro.
O que são cartas oráculo?
Em geral, as cartas oráculo são mais fáceis de ler do que as cartas de tarot, especialmente para iniciantes. Elas são boas em dar orientação sobre temas proeminentes do que está acontecendo em nossas vidas. Ao mesmo tempo, as cartas de tarot podem fornecer interpretações mais detalhadas.
O título do oráculo mais antigo é comumente creditado ao baralho de Lenormand. Seu nome é derivado de sua inventora Madame Marie Anne Adelaide Le Normand (1774-1843). Ela era a cartomante mais famosa da Europa e fazia leituras para ricos e famosos. No entanto, foram descobertos baralhos mais antigos que são considerados cartas do oráculo. Muito provavelmente, eles influenciaram Le Normand quando ela criou o baralho de Lenormand. O mais antigo deles são as Cartas de Conversação de S. Hooper, publicados pela primeira vez em 1775.
As cartas do oráculo geralmente carregam uma imagem junto com uma palavra-chave ou palavra-chave associada. As imagens das cartas oráculo são geralmente alegres e inspiradoras, tornando-as mais otimistas do que alguns baralhos de tarot.
Há muito mais liberdade de escolha na composição de um deck de oráculo. Eles não seguem nenhum conjunto de regras e, portanto, um deck oráculo pode basicamente ter qualquer tipo de estrutura.
Tentando caracterizá-los de alguma forma, eu apontaria estas características de um deck oráculo:
- Uma frase-chave é impressa em cada carta.
- Vários números de cartas em um único baralho
- As ilustrações variam de acordo com o artista.
- Eles geralmente vêm com um “livro de suporte” para interpretação das cartas.
- O tamanho da carta pode variar muito.
- Não segue uma estrutura definida
Diferenças mais importantes
Como acabamos de aprender, a diferença mais aparente entre tarot e oráculo está nas respectivas estruturas dos decks. Tarot tem um, e as cartas oráculo são mais livres para a interpretação do criador. Mas a diferença não é só isso.
Uma diferença significativa é o nível de experiência necessário para ler cada tipo de deck. Para ler tarot, você precisará de mais estudo e experiência do que para ler um baralho de oráculo.
Isso se deve a alguns fatores. Primeiro, as cartas do baralho do oráculo esclarecerão seus significados com as imagens e frases-chave impressas nelas. Eles geralmente vêm com um livro de apoio para ajudar a aprofundar a interpretação e explicar a energia de cada carta.
Enquanto isso, com as cartas de tarot, existem 78 cartas no baralho de tarot, todas com significados únicos. Para saber qual carta está em questão, cada carta possui ilustrações, números ou nomes exclusivos para identificação. Não existem frases-chave para apoiar a leitura.
Portanto, no caso das cartas de tarot, você precisará entender os significados e as energias representadas por cada uma de suas cartas para fazer uma boa leitura.
No entanto, tanto o tarot quanto os diferentes tipos de oráculos serão ferramentas para direcionar suas decisões e falar sobre suas experiências e vida. Portanto, se você está procurando orientação oracular, existem todas essas opções.
Um é melhor que o outro?
Em geral, toda ferramenta de comunicação esotérica busca direcionar seus caminhos, falar sobre tendências e possibilidades em sua vida. Ambos falarão com o seu inconsciente e será sua responsabilidade estar aberto a esse conselho ou não.
Assim, é impossível dizer que um método é melhor ou pior que o outro. Ambos trabalharão para expor coisas que já sabemos internamente.
Sabemos que muitas pessoas buscam o oráculo e o tarot esperando respostas para seu futuro. Ainda assim, as cartas só funcionarão em sua intuição e despertarão seu subconsciente.
Ao escolher entre os dois, tenha em mente a diferença entre tarot e oráculo que destacamos acima e selecione aquele que melhor se adapta aos seus desejos e necessidades no momento.
Devo começar com tarot ou oráculo?
Como já dissemos, todos os métodos de comunicação astral indicam as tendências do seu subconsciente na hora da leitura. Todas as cartas apresentarão perspectivas perdidas em seu inconsciente sobre novas questões ou problemas e fornecerão uma visão sobre lições de vida valiosas.
Assim, a decisão de começar a pedir orientação energética, seja por meio de tarot, oráculo ou outros métodos, vai depender do seu perfil e do que você está procurando no momento. Lembre-se da diferença entre tarot e oráculo ao tomar sua decisão.
Por exemplo, uma pessoa que procura uma abordagem mais estruturada para sua interpretação pode preferir começar com o tarot. Suponha que você goste mais da liberdade de interpretação e queira começar com algo mais simplista. Nesse caso, você pode optar pelas cartas de oráculo.
Posso usar as cartas de tarot e oráculo juntas?
Apesar das diferenças entre as cartas de tarot e oráculo, é possível ler os dois juntos. A finalidade de ambas as ferramentas oraculares será sempre a mesma, sendo apenas meios diferentes para a mesma finalidade. Assim, é perfeitamente possível ser usado ao mesmo tempo. Usar as cartas de oráculo em conjunto com o tarot pode adicionar uma perspectiva diferente à leitura padrão.
Por exemplo, há uma visão de que o tarot traria uma visão mais subjetiva e psicológica, com várias possibilidades de interpretação. Já as cartas de oráculo seriam mais diretas e objetivas, relacionando-se mais com o dia-a-dia.
Uma forma de usá-las juntas é uma técnica de desenho mista, combinando conceitos diferentes de outras linguagens oraculares simbólicas. Por exemplo, a seguir estão duas técnicas que você pode incorporar em suas leituras para usar o tarot e o oráculo juntos:
Você pode tirar uma carta no início da leitura do baralho do Oráculo. Isso dará à leitura seu tema geral.
Como alternativa, você pode obter uma carta de conselho no final da leitura do baralho oraculo.
Consequentemente, apesar da diferença entre as cartas do tarot e do oráculo, ambas possuem características estruturais e iconográficas individuais e específicas; eles compartilham o mesmo objetivo e intenção.
Tanto o tarot quanto o oráculo são completos e podem ser lidos individualmente ou em conjunto. O método e a eficácia de qualquer uma das leituras serão determinadas mais pelo profissionalismo da pessoa que a faz, suas habilidades e intuições, do que pelo tipo de carta usada.
Quer você queira usar o tarot sozinho ou em conjunto com um oráculo, procure o que melhor se adapta à sua visão e necessidade no momento. Esteja sempre aberto para o que a leitura irá fornecer a você sobre suas experiências, ações e conhecimento inconsciente.
Concluo assim meu artigo sobre a diferença entre tarot e oráculo. Espero que agora você compreenda melhor a estrutura de cada um deles. Além disso, espero que você possa entender melhor os pontos principais que separam esses diferentes tipos de cartas e agora saiba como usá-las juntas.