Tanto o tarot quanto a Astrologia têm seus devotos em todo o mundo. Frequentemente, entrar em um deles desperta interesse no outro também. Exatamente isso aconteceu comigo. Portanto, eu fiz uma pesquisa e analisei a diferença e a conexão entre os dois.

Enquanto a Astrologia trabalha e baseia seu conhecimento nas estrelas e suas respectivas posições, o tarot funciona como uma ferramenta para entrar em contato com sua sabedoria interior. Ambos os campos, embora diferentes, podem trazer benefícios de maneiras diferentes. Eles estão promovendo um olhar dissecante sobre a personalidade da pessoa e os problemas pelos quais ela está passando.

Quer você goste de astrologia ou prefira jogar cartas de tarot, é benéfico e inspirador conhecer o outro. Reuni detalhes sobre astrologia e tarot neste artigo – suas semelhanças, diferenças e onde essas duas se cruzam. Então, vamos mergulhar mais fundo.

O que é astrologia?

Como uma das ciências mais antigas da nossa espécie, a Astrologia tem sido usada tanto para previsões quanto como uma forma de estudar profundamente as pessoas, desde seus impulsos básicos até seus ciclos e padrões de comportamento.

A palavra Astrologia, em sua etimologia, significa “Conhecimento das Estrelas”. A maioria das pessoas conhece a astrologia como o “signo ou horóscopo”, que se refere às 12 constelações do Zodíaco. Esta é a forma mais simples de astrologia, pois se baseia apenas no aniversário de uma pessoa. Se você mergulhar mais fundo na Astrologia, aprenderá rapidamente que há mais coisas do que isso.

Um astrólogo olha para todos os corpos celestes, sua energia e sua influência sobre o indivíduo e os eventos que os rodeiam. Um astrólogo também se aprofunda em outras células de conhecimento dentro da astrologia, como anjos e casas específicas para cada planeta e cada estrela, e os próprios signos do zodíaco.

O sistema no qual o Astrólogo faz suas interpretações é o resultado de cálculos complexos. Eles consideram várias informações diferentes que podem parecer triviais e as integram em uma história específica única para a pessoa que está recebendo a leitura.

Embora uma leitura de mapa Astral possa revelar muito sobre a personalidade, é mais do que um meio de compreender a si mesmo. É também uma maneira de entender o propósito de sua vida. Embora os corpos celestes e os padrões de estrelas no momento do nascimento revelem os impulsos e necessidades primárias, eles também explicam muito sobre o que o motiva e por quê.

O que é tarot?

Olhando para o tarot, este é um canal de conexão totalmente diferente e funciona como uma enciclopédia de experiências através das 78 cartas do tarot que compõem o baralho. As 22 principais cartas chamadas de arcanos maiores retratam experiências e lições de vida. As 56 cartas restantes arcanos menores representam as circunstâncias, sentimentos e desejos de nossa vida cotidiana.

A arte de ler o tarot é combinatória e requer concentração tanto do intérprete quanto do consulente. As cartas desenhadas na leitura funcionam como retratos de nossa vida e estado mental e demonstram os possíveis caminhos que nossa vida pode tomar. Eles nos dão uma perspectiva sobre a nossa situação atual e orientação sobre as medidas que podemos tomar diante de quaisquer problemas. Vale ressaltar que o tarot é um recurso que nos dá maior confiança em nós mesmos, mostrando uma abstração de nossas realidades, decodificando nossas existências de forma diferente.

Até Carl Gustav Jung, um conhecido psicanalista e estudioso do subconsciente humano, usou as cartas do tarot para traduzir diretamente o inconsciente coletivo. Segundo ele, as respostas que são sinalizadas pelas cartas do tarot podem trazer à tona o inconsciente.

Podemos usar as cartas do tarot como ferramentas para nosso crescimento, observando nossa situação atual de diferentes ângulos e revelando nosso conhecimento interior. As cartas nos permitem ver quais ações precisam ser tomadas para nos levar onde queremos estar. Embora as cartas não exponham o futuro para nós, eles nos dão uma visão valiosa sobre nosso passado, presente e futuro, com base em nosso caminho atual.

As principais diferenças entre as leituras de tarot e astrologia

Agora que sabemos mais detalhes sobre as leituras de tarot e Astrologia, vamos considerar as principais diferenças entre essas duas nas práticas holísticas.

Como mencionei acima, a Astrologia funciona lendo e prevendo os impactos que as estrelas terão na vida das pessoas e os eventos que acontecem em um determinado momento. Um astrólogo usa cálculos “científicos” para fazer a leitura.

O tarot, por outro lado, é uma ferramenta que permite uma perspectiva mais ampla do mundo que nos rodeia. Você pode fazer uma leitura com uma pergunta ou problema específico em mente e buscar uma resposta por meio das cartas. O tarologo também usa muito de sua intuição pessoal para produzir um resultado para a leitura.

As principais diferenças entre as leituras do tarot e da Astrologia permanecem como cada uma pode ajudar a pessoa que busca respostas.

Na Astrologia, o Mapa Astral, por exemplo, feito e lido a partir da data, local e hora de nascimento de uma pessoa, reconhece as fraquezas, forças e personalidades de uma pessoa. Ele revela muito sobre por que somos do jeito que somos. O que nos motiva e quais são as razões por trás disso. Com este retrato da personagem, é possível perceber situações futuras de que dispomos, mas não a especificidade de uma leitura do tarot.

O tarot, ao contrário da astrologia, não se concentra nas características da personalidade de um indivíduo. A leitura do tarot nos apresenta cenários a serem observados em um período específico. Demonstra um retrato relevante no momento da leitura. Olhar para isso nos dá uma perspectiva que pode nos ajudar a entender melhor as mudanças em nossas vidas no amor, relacionamentos, experiência profissional, etc. Permitindo o crescimento pessoal e uma maior compreensão energética das circunstâncias.

Tentando fazer uma analogia, a Astrologia mostra-se como um espelho de autoanálise. Este espelho revela detalhes da personalidade da pessoa, o que pode ajudar a fazer melhores escolhas. Já o tarot, seguindo a mesma metáfora descrita acima, funciona como uma fotografia, que se desdobra em vários outros desdobramentos possíveis, dependendo das escolhas feitas.

Como a astrologia e o tarot estão conectados?

Como acabamos de observar as diferenças e peculiaridades de cada um deles, seria seguro dizer que a Astrologia e o tarot são muito diferentes. No entanto, ambos nos ajudam a entender melhor nossa existência e o que nos espera.

Já entendemos que a Astrologia e o tarot interpretam o mundo para nós por meio de símbolos totalmente diferentes. Mesmo com essas diferenças, essas ciências esotéricas podem se conectar, complementando-se.

A astrologia, por exemplo, tem uma capacidade muito mais forte de fazer explicações mais amplas que geralmente são baseadas em ciclos. Ao estudar as estrelas, observar os meses, a personalidade astrológica, é possível entender mais sobre os movimentos celestes e energéticos. Isso nos dá uma compreensão das energias que nos levarão adiante no futuro.

Embora essas previsões sejam amplas e frequentemente anuais, elas podem ser complementadas com leituras de tarot. São como fotos do momento presente, que podem completar uma leitura astrológica preenchendo as lacunas.

A leitura do tarot, por exemplo, pode trazer explicações ou cristalizar fatos que podem trazer dúvidas para quem busca um conhecimento mais profundo do universo e das energias.

Tudo está conectado e, embora o tarot e a Astrologia leiam sinais e símbolos diferentes, ambas as leituras vêm do mesmo plano. Eles estão conectados ao Único da existência. Ambas as artes falam com o inconsciente, buscam despertar no ser humano o questionamento e a sede de autoconhecimento.

Perguntas relacionadas

Aqui estão algumas perguntas que eu fiz ao discutir e pesquisar as diferenças e semelhanças entre o tarot e a Astrologia. Espero que isso esclareça as dúvidas que podem ter surgido durante a leitura deste artigo e dê um pouco mais de detalhes aos conceitos de Astrologia.

Astrologia e horóscopos são iguais?

Quando se fala em Astrologia, um dos primeiros pontos que surgem na mente das pessoas são os conhecidos horóscopos. Desde muito antes da internet, nós os lemos em jornais impressos, revistas e até programas de rádio.

Embora muitos resumam a astrologia ao horóscopos, é fundamental enfatizar que a  Astrologia vai muito além disso. Embora você possa dizer que o horóscopo é o resultado de pesquisas astrológicas, eles não são muito específicos. Eles não levam em consideração a roda zodiacal inteira, que é dividida em 12 casas.

No Horóscopo, apenas uma dessas casas é usada para definir e prever informações, tornando o resultado não tão confiável quanto tudo o que a Astrologia oferece.

As leituras astrológicas são precisas?

Muitos céticos geralmente caracterizam a Astrologia como uma Pseudociência. Embora o conhecimento da Astrologia seja histórico, há muitas dúvidas sobre as leituras de astrologia. Isso pode ser porque vivemos em um mundo onde o desprendimento dos seres humanos de suas raízes energéticas aumenta exponencialmente.

A astrologia seria uma dessas últimas pontes, em que uma corrente de pensamento e conhecimento ainda busca acreditar e estudar os efeitos inexplicáveis ​​que as energias das estrelas têm em nossas vidas.

Respondendo à pergunta se as leituras da astrologia são precisas? Sim, especialmente se você acredita em energias. Portanto, se você fizer isso, encontrará respostas para suas perguntas, ainda mais se associar essas perguntas ao tarot, por exemplo.

Mas suponha que você esteja fazendo leituras de Astrologia com ceticismo. Nesse caso, você sem dúvida encontrará inconsistências que, muito provavelmente, surgem de sua própria interpretação. Astrologia e tarot são meios de autoconhecimento, e explicações devem ser buscadas nessas leituras para estimular a autodescoberta.

O que é um mapa astral?

Um mapa de nascimento ou mapa natal é um mapa celestial feito da disposição dos planetas no momento exato do nascimento de uma pessoa. Essas informações são essenciais para aqueles que desejam fazer leituras aprofundadas de astrologia e ter uma compreensão mais clara de quem são e dos detalhes de suas personalidades.

O mapa de nascimento é a principal ferramenta da Astrologia para indicar o potencial bruto de cada indivíduo, como habilidades naturais, características físicas e predisposições de vida, sejam profissionais, afetivas ou sociais.

A interpretação do mapa de nascimento considera os planetas e os respectivos signos onde estão embutidos e alinhados. Temos o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Conclusão

Para concluir meu breve estudo sobre tarot e Astrologia, diria que se complementam, embora existam várias diferenças.

Enquanto um consegue trazer detalhes sobre os fluxos de energia em um panorama mais holístico e amplo, o outro fornece respostas para questões específicas e momentâneas. Ambos especificam pontos na vida da pessoa interessada na autocompreensão.

Como as artes esotéricas estão em ascensão na contracultura, mas ainda sofrem um certo abandono do público em geral, o tarot e a Astrologia recebem de braços abertos todos os interessados. São ferramentas democráticas e levam informações a todos que os procuram.

Você está interessado em saber mais sobre você através do tarot? Se você é novo aqui, estou feliz que tenha vindo e lido até o fim. Se você está interessado em tarot e deseja aprender mais, recomendo a leitura do meu artigo Guia de tarot para iniciantes.

Um grande abraço a todos e boas leituras!