Tive uma conversa com uma amiga minha que não era muito familiarizada com o tarot. À medida que ficava mais intrigada, ela me perguntou: Quem pode jogar o tarot?
Qualquer pessoa capaz de absorver novas informações pode aprender a ler cartas de tarot para si e para os outros. Em primeiro lugar, a pessoa precisa entender o que é tarot e como funciona. Em segundo lugar, a pessoa precisa se familiarizar com as cartas do tarot e aprender como interpretar os significados das cartas em uma história coerente.
Aprender a ler o tarot é uma experiência gratificante, e não é tão difícil como muitos acreditam. Quando você inicia sua jornada de tarot, é fácil ficar sobrecarregado com a quantidade de informações disponíveis.
Espero que este artigo lhe dê uma ideia do processo necessário para que você possa ter confiança e fé em si mesmo para aprender. Reuni alguns dos fundamentos aqui e, no final do artigo, compartilharei como você pode começar a aprender tarot.
O que é necessário para aprender tarot?
Antes de entrarmos no mundo do tarot, gostaria de disser algumas palavras de encorajamento para todos aqueles que duvidam que possam aprender a ler tarot.
Eu cresci em São Paulo, Brasil, que durante minha infância não era realmente conhecida por ter o melhor sistema de ensino do mundo. Aprendi inglês apenas depois de sair da escola, porque nenhum dos meus professores lá não sabiam realmente falar inglês.
Ao sair do ensino médio, fiquei desapontada por não aprender, então assumi a responsabilidade de aprender. Claro, todo o processo envolveu muito estudo, e fiz vários cursos de inglês com excelentes professores.
Eles me ajudaram a atingir um nível que eu sempre quis. Os livros e os professores eram importantes, mas o principal era que acreditava na minha capacidade de aprender e tinha motivação para estudar.
Quando se trata de cartas de tarot, eu comecei muito tarde a aprendê-las. Embora meu primeiro encontro com as cartas de tarot tenha sido quando eu tinha 19 anos, não aprendi a lê-las até os meus 30 anos.
Sempre tive o interesse de aprendê-las, mas sempre duvidei se e como poderia aprendê-las. Isso foi até que eu percebi que preciso aplicar para aprender tarot a mesma determinação que usei para aprender inglês.
Estou tentando dizer a você que não duvide de si mesmo, porque todos podem aprender a fazer quase qualquer coisa se tiverem força de vontade para fazê-lo. Seja o que for que você queira aprender, não deixe ninguém dizer que você não pode. Apenas vá em frente. As habilidades cognitivas dos humanos são surpreendentes.
Agora que estamos todos entusiasmados com minha pequena conversa, vamos dar uma olhada no que é tarot, como funciona e como é usado.
Qual é o sentido de uma leitura de tarot?
Quando fui para a minha primeira leitura de tarot, ainda me lembro de ter ficado um pouco hesitante, mas, ao mesmo tempo, animada. Dez cartas de tarot foram colocadas diante de mim em uma formação de aparência misteriosa, que mais tarde descobri ser a tiragem chamada cruz celta.
Mas, alguns minutos antes, a taróloga havia explicado o que é tarot e do que se trata a leitura. Mais tarde, entendi que essa era uma parte essencial de seu ritual de leitura. Isso removeu alguns dos meus equívocos sobre o tarot e limpou a confusão em torno de minhas expectativas.
Quando comecei minha jornada como taróloga, adotei esse mesmo processo em meus rituais de leitura. É uma ótima maneira de estabelecer uma conexão entre o tarot logo e o consulente.
Para começar, ela me disse que a maioria das pessoas espera que as cartas do tarot digam a elas seu futuro. Este é um equívoco comum que também compartilhei antes.
Na realidade, as cartas do tarot nos ajudam a acessar nossa intuição e encontrar nossa própria sabedoria interior. As cartas nos permitem ter um assento de espectador em nossas vidas e nos dão a chance de observá-la de diferentes perspectivas. As cartas de tarot não nos dizem nada de novo. Na verdade, elas simplesmente expõem coisas que já conhecemos internamente.
Cada uma das cartas do tarot contém uma lição espiritual que podemos adotar em nossas vidas. Quando uma das cartas é tirada na sua frente, isso pode trazer clareza a um problema que não podemos ou relutamos em reconhecer naquele momento.
Mesmo que você não decida se tornar um tarólogo, as cartas de tarot podem ser úteis para o autodesenvolvimento, tomada de decisões ou estabelecimento de metas. Aprender a ler as cartas de tarot nos dá ferramentas excelentes para resolver questões típicas de nossa vida.
Como funciona a leitura de tarot?
Agora que todos nós entendemos o que é uma leitura de tarot, vamos ver como a leitura de tarot funciona. A primeira coisa a saber é que existem dois tipos diferentes de leituras de tarot:
- Leituras de perguntas – enfoca uma pergunta específica na mente de uma pessoa que está recebendo a leitura.
- Leituras abertas – enfocam aspectos mais significativos da vida da pessoa do que uma área de problema ou questão específica.
A próxima coisa é onde eu não quero que você fique sobrecarregado. O baralho de tarot inclui 78 cartas, cada uma com imagens e significados exclusivos por trás de cada carta. Não se preocupe em compreender todas as 78 cartas desde o início. Você pode começar a praticar a leitura do tarot antes de saber todos os significados. Estudá-los pouco a pouco aumentará seu conhecimento no longo prazo.
Uma das primeiras coisas a saber sobre o baralho de tarot é que ele é feito de duas entidades. O outro é um conjunto de 22 cartas de Arcanos Maiores. Elas descrevem as diferentes lições de vida pelas quais uma pessoa deve passar para encontrar sua integridade.
As 56 cartas restantes são chamadas de Arcanos Menores. Elas representam aspectos mais diários da vida. Essas cartas nos dão uma ideia de como nossa situação presente nos afeta e que medidas precisamos tomar para alcançar nossos objetivos atuais.
Cada tarólogo tem seus rituais e interpretações únicos nas cartas, então cada leitura também é diferente. Mas, em geral, uma leitura de tarot começa embaralhando as cartas em uma ordem aleatória pela pessoa que está lendo.
Agora, dependendo do tipo de leitura que está prestes a acontecer, com perguntas ou uma leitura aberta, a pessoa que está recebendo a leitura deve pensar em:
- Leitura da pergunta: O que eles querem perguntar às cartas de tarot?
- Leitura aberta: Áreas sobre as quais eles gostariam de buscar orientação.
Depois que a pessoa que está recebendo a leitura sentir que as cartas foram embaralhadas adequadamente, a leitura real pode começar.
As cartas são tipicamente tiradas na frente da pessoa que está recebendo a leitura chamada tiragem de tarot. A ideia da tiragem é que cada posição onde as cartas são colocadas tenha um significado. Por exemplo, uma distribuição simples de três cartas poderia ter:
- Passado
- Presente
- Futuro
Há uma quantidade infinita de tiragens diferentes, e você mesmo pode criá-los se quiser. O leitor geralmente escolhe o tipo de propagação com o qual se sente confortável.
Durante a leitura, o tarólogo interpreta as cartas e transforma a interpretação em uma história coerente. Isso permite que a pessoa que recebe a leitura observe sua situação por meio das cartas.
Na melhor das hipóteses, a leitura dá ao receptor uma visão sobre seus eventos passados, atuais e futuros com base em seu caminho atual. A leitura do tarot capacita o receptor a encontrar sua intuição, o que pode trazer clareza para resolver problemas cotidianos em suas vidas.
Como começar a aprender tarot?
Agora que conhecemos o básico do tarot, vamos dar uma olhada nas etapas que você precisa seguir para começar sua jornada. Esses passos simples não farão de você um especialista em tarot, mas permitirão que você comece a fazer leituras de tarot para você e seus amigos. Acredite em mim, não é tão difícil quanto pode parecer.
- Etapa – Escolha um baralho de tarot
- Etapa – Familiarize-se com as cartas
- Etapa – Aprenda uma tiragem simples de tarot
- Etapa – Confie na sua intuição e pratique
Etapa 1. Escolha um baralho de tarot
Antes de começar a aprender tarot, você precisará arranjar um baralho de cartas. Você já pode ter um ou pode precisar comprar um. Não há problema em usar um deck antigo ou usado, não se preocupe com isso agora. Existem até alguns que podem ser impressos gratuitamente, mas eu escolheria usar um deck decente com imagens e símbolos claros, porque você precisará da sua intuição desde o início.
Etapa 2. Familiarize-se com as cartas
O próximo passo é familiarizar-se com as cartas. Como já mencionei, você não precisa decorá-las no início. Basta dar uma olhada em cada carta e sua imagem e usar sua intuição para ver o que o simbolismo está lhe dizendo. Você pode pesquisar algumas palavras-chave para cada carta para ter uma ideia do significado dessa carta.
Para torná-lo ainda mais confortável, você pode escolher uma parte do baralho, como os Arcanos Maiores, e familiarizar-se com eles primeiro. Eu recomendo que você tente usar sua intuição tanto quanto possível para interpretar o significado das cartas para si mesmo.
Uma forma eficaz de ajudá-lo a memorizar a carta é anexar a ela alguém que você conhece. Você já conhece a pessoa e como ela é, então fica mais fácil desenhá-la em sua memória, pois ela já está lá.
Etapa 3. Aprenda uma tiragem simples de tarot.
Há uma abundância de tiragens de tarot para usar, e alguns delas são lindas e impressionantes. No entanto, a maioria dessas tiragens é esmagadora para um iniciante, então eu recomendo começar com algo simples como uma tiragem de tarot de três cartas. Você pode imaginar o que as posições significam, mas aqui estão alguns exemplos que você pode tentar:
O clássico
- Passado
- Presente
- Futuro
Para amor
- Seus sentimentos
- Os sentimentos deles
- Seu futuro juntos
Para trabalho
- Conhecimento / Experiência
- Problema
- Conselho
Você pode criar sua própria tiragem conforme avança, e a Internet está cheia de tiragens simples de usar.
Etapa 4. Confie em sua intuição e pratique
Na minha opinião, este é o passo mais importante – confie na sua intuição e pratique regularmente. Não se preocupe se, sua intuição não está funcionando naturalmente no início. Provavelmente porque você não o usou conscientemente antes.
Mas, como em muitas coisas, a prática leva à perfeição. Portanto, lembre-se de praticar e estudar a leitura do tarot regularmente. A consistência o levará adiante como um trem lento, mas imparável. Se você continuar alimentando-o, passará de iniciante ao intermediário em um piscar de olhos.
Espero que este artigo o tenha ajudado a se convencer de que pode aprender a ler cartas de tarot. Pessoalmente, sempre gostei de aprender coisas novas que me interessam. Acredito que qualquer pessoa com capacidade mental para absorver informações pode aprender quase tudo. Pode levar algum tempo, mas quando você tem paixão pelo que faz, você aprende.