A Raposa é uma ladra astuta que ronda galinheiros e sabe o momento exato de atacar e saciar sua fome. Os fazendeiros, constantemente, têm que concentrar suas forças em saídas mirabolantes para capturar ou inibir esse belo animal e, assim como eles, devemos ficar atentos ao nosso entorno sempre que esta carta aparece no jogo para evitar sermos apunhalados fatalmente.

Símbolo da trapaça, a carta A Raposa significa inimigos próximos e prontos a golpear na primeira oportunidade. Inimigos que agem com sutilidade e destreza, através de um comportamento dissimulado e difícil de captar se não estiver alerta. Por isso, é preciso manter a racionalidade e a atenção em alta para não ser pego de surpresa. Por outro lado, assim como a raposa é reverenciada positivamente em algumas culturas, como a japonesa, ela pode representar um momento de sabedoria, inteligência e boa fortuna. Para saber de qual face falamos, é preciso se atentar às cartas de apoio.

Baralho cigano Lenormand classico: o mais tradicional, trazendo naipes além das figuras e números desenhados nas cartas. Temática mais voltado aos elementos e à natureza.

Palavras-chave de A Raposa

Para entendermos melhor as interpretações relacionadas à carta de baralho A Raposa, vamos elencar as palavras-chave relacionadas a ele.

  • Palavras-chave: egoísmo, trabalho, mentiras, trapaça, alerta, cuidados, desrespeito, traição, armadilha, lealdade à família, interesse próprio.

A Raposa – Significado

Um animal astuto, inteligente e engenhoso, a raposa consegue alcançar o que deseja através de muita estratégia e, assim como ela, são as pessoas representadas nesta carta. Por um lado, ela pode representar seus inimigos, aqueles que fazem de tudo para ocupar o lugar onde você se encontra e almejam ter para si o que você conquistou. Podem ser pessoas próximas e de sua confiança ou alguém desconhecido que chega de mansinho e consegue agir sem chamar muita atenção.

Cartas de Baralho Cigano ou Lenormand para imprimir e começar a usar imediatamente

Independente de quem seja, seus atos são repugnantes e servem para desestabilizar seu mundo e feri-lo profundamente a ponto de derrubá-lo ao chão. Por isso, é preciso estar muito atento e recuar ao menor sinal de perigo para não ser tragado nas artimanhas que estes seres são capazes de armar. Por ser uma carta intimamente relacionada ao trabalho, é muito provável que esta pessoa esteja visando seu emprego, sua posição ou seja alguém de sua relação direta dentro do ambiente da empresa. Caso tenha desconfiança sobre alguém, não negligencie este sentimento, pois ele pode estar certo.

Por outro lado,  a Raposa pode simbolizar a necessidade de se sair de dentro da própria caixinha, abrir os horizontes e começar a explorar a criatividade hibernada, pois ela grita por uma necessidade extrema de mudança de atitudes e ações focadas na sabedoria, inteligência e estratégia para conquistar o que se deseja. É conseguir adaptar-se ao ambiente e situações para alcançar novos patamares e não ser deixado para trás por continuar preso ao que você considera confortável.

Porém, fica aqui um alerta; é preciso ter cuidado para não acabar se tornando uma pessoa egoísta que pensa unicamente no próprio umbigo ou que passa por cima dos outros para conseguir subir os degraus mais rapidamente. Ser raposa é se envolver com o lado inovador, perspicaz e determinado que todos possuímos para alavancar o próprio caminho, sempre agindo com honestidade e senso de justiça, e não para se tornar aquele ser mesquinho, frio e calculista que não conhece outros artifícios para subir na vida além das trapaças.

Amor e Relacionamento

Se estiver em um relacionamento, a carta de A Raposa mostra uma relação que começa a apresentar os primeiros sinais de desestabilização. Provavelmente, vocês já tenham percebido que os sentimentos atuais não correspondem tanto aos que vocês possuíam no começo desta união, mas, ao invés de se reinventarem com a passagem do tempo e tentar renovar a cada primavera as emoções sentidas, por algum motivo permitem esses sentimentos de desaparecerem junto das belas memórias, insistindo em trilharem um caminho que já não é mais encantador. 

Aqui, já existe um muro sendo construído entre vocês, com tijolos tão bem assentados que é quase impossível conseguir derrubá-lo, principalmente pela falta de ânimo e coragem que ambos sustentam sobre seus ombros. Não é que não se amem mais, não se trata disso, mas os sentimentos mudaram de foco, simples assim. Talvez ainda haja alguma forma de recuperar esse relacionamento, mas isso só acontecerá se houver atitude de todas as partes. Converse com seu parceiro e veja até que ponto vale continuarem juntos. Às vezes, mesmo que doa, é melhor cada um seguir o seu caminho.

A raposa também pede atenção para traições dentro dos relacionamentos. Vocês podem estar em sua melhor fase ou em um momento tranquilo e sem muitos contratempos pelo caminho, mas é preciso estar atento para que a infidelidade não seja a fuga que permite essa boa fase de permanecer em alta. Traições podem ocorrer de maneira emocional, não somente física, e essas são as mais difíceis de se perceber. Neste caso, a carta pede para se manter esperto em relação ao parceiro e ser mais racional, analisando friamente todos os passos dados por ele para descobrir as falhas e traições que podem estar acontecendo.

Aqui, qualquer ação ilegal e incorreta que esteja ocorrendo deve ser cortada pela raíz. Ficar preso a um relacionamento de fachada apenas para manter as aparências é a pior escolha a ser feita. E isso vale, também, para os seus próprios sentimentos em relação ao seu parceiro.

Se estiver solteiro, o momento é de alerta, pois pessoas má intencionadas podem acabar se aproximando de você para tirar algum tipo de vantagem, utilizando-se das artimanhas da conquista para abrir caminho e se aproveitar de seus sentimentos.

Aqui, não existem possibilidades de nada duradouro e verdadeiro, pois esta é uma cara de passagem e relacionamentos casuais. Aproveite para conhecer pessoas novas e ter outras experiências. O momento pode ser muito bom e prazeroso, basta se manter sempre em segurança e não depositar confiança no outro cedo demais.

Trabalho e Carreira

A Raposa é uma carta que requer atenção redobrada quando aparece em uma leitura de trabalho e carreira. Ela carrega consigo três simbologias que, mesmo com arestas semelhantes, são distintas entre si a ponto de requerer atenção para uma correta leitura. Por isso, é importante analisar a situação atual como um todo e as cartas de apoio para conseguir visualizar o significado que lhe confere. 

Por um lado, ela aparece para alertar sobre traições e trapaças dentro do local de trabalho. Caso possua um negócio próprio, os problemas podem acontecer devido a uma quebra de confiança com alguém importante de seu convívio, como um sócio ou alguém que considera ser seu braço direito. É preciso saber impor limites e não se deixar levar por falsos planos e estratégias duvidosas para não acabar sendo pego de surpresa em uma grande armadilha e perder tudo o que conquistou com seu trabalho e suor.

Sobre a parte financeira, antes de abrir acesso a contas e planejamentos, pense se realmente vale a pena se permitir estar tão vulnerável a terceiros. Pode dar mais trabalho, mas antes de confiar cegamente em alguém, porque você mesmo não cuida desta parte? Cautela é o segredo para não cair em arapucas.

Mesmo se você for empregado, possuir um trabalho informal ou ser autônomo, o aviso permanece o mesmo. Todo cuidado é pouco. Talvez, colegas de trabalho estejam visando algum projeto ao qual você foi incumbido  ou desejam o lugar que você ocupa. Seja o que for, o momento é de se manter atento e pronto para se defender, caso o ataque seja iminente. Escutar conversinhas e replicar algo que ouviu pode acabar sendo o tiro no pé que seu inimigo tanto aguarda. Seja prudente. 

Por outro lado, esta carta pode apontar para tendências workaholic. Pode ser que a situação esteja um pouco mais apertada do que deveria e você se comprometeu com mais atividades que é possível realizar para alcançar a situação financeira que necessita ou adquiriu com o tempo um vício em trabalho que pode estar gerando desequilíbrio sério em outras áreas de sua vida. Nas duas situações é preciso rever suas atitudes e analisar quanto tempo pode realmente dedicar ao trabalho para não acabar adoecendo. Na primeira situação, é preciso um planejamento meticuloso para conseguir rever o estado em que se encontra sem entrar em estafa. Talvez, seja preciso encontrar ajuda com pessoas da área. 

Uma terceira leitura se refere a quem está em busca de emprego ou mudança de carreira. Aqui, é preciso ter cuidado para não acabar comprando gato por lebre. Seja sábio antes de aceitar propostas e tenha ciência que se deixar levar pelo desespero ou ansiedade pode acabar lhe colocando em empregos que não correspondem com a realidade da oferta.

Saúde e Bem Estar

Mais uma vez a Raposa aparece para avisar sobre trapaceiros e pessoas mal intencionadas. Neste caso, tratam-se de pessoas que se dizem curandeiras ou profissionais da saúde com métodos infalíveis e tratamentos milagrosos, e é preciso ter bom senso e racionalidade para discernir quem realmente sabe o que está fazendo de quem está ali apenas para tirar vantagem. 

Quando estamos vivenciando alguma enfermidade, principalmente aquelas mais delicadas, ficamos mais suscetíveis a ações de gente desse tipo e é nesse momento que não devemos baixar a guarda. Se perceber que os resultados não são como o esperado, então é hora de rever tratamentos ou trocar de profissional. Não tenha medo de pegar segunda e terceira opiniões. Sempre que a dúvida se fizer presente, procure outro profissional para melhor orientá-lo.

Esta carta também alerta para problemas de saúde silenciosos e que podem se manifestar quando é tarde demais para o tratamento. Por isso, é muito importante manter em dia exames e consultas médicas, além de cuidar de sua alimentação, fazer exercícios físicos regularmente e tirar um tempo para si mesmo e cuidar da mente. A qualquer alteração que sentir, um médico deve ser procurado. 

  • Partes do corpo conectados à carta: nariz, ouvido, coração.

Se você ainda não tem um baralho cigano, olha alguns meus favoritos baralhos abaixo.

A Raposa – Significado conforme sua posição no jogo

Quando na posição central ou primeira no jogo de nove cartas, A Raposa alerta sobre os riscos de se abrir planos e projetos pessoais para terceiros. Manter para si mesmo os passos que pretende dar é a melhor forma de evitar encontrar pedras indesejadas ao longo do caminho, pois podem existir pessoas de má fé ao seu redor só esperando para conhecer suas intenções e agir contra você. Quando as cartas de apoio forem negativas, o alerta se intensifica e fica mais claro os perigos de cair em armadilhas e trapaças. 

Cartas de Baralho Cigano ou Lenormand para imprimir e começar a usar imediatamente

Na Mesa Real (Grande Tableau), quando a carta estiver perto do consulente, situações de riscos envolvendo pessoas fraudulentas e de mau-caráter ficam em evidência. Para evitar se envolver nestas situações será preciso realizar uma análise profunda sobre quem você considera de confiança. Muitas vezes o lobo está vestindo a pele de cordeiro e nos cegando com sua doçura e boas intenções. Nunca é ruim ser prevenido. Quanto mais longe a carta estiver do consulente, menores são os efeitos de ataques externos contra sua pessoa. Muito provavelmente você já está calejado pela vida e consegue discernir quem realmente possui boa índole e quer o seu bem daqueles que são desnecessários em sua vida, e isso o protege de armadilhas e truques.

Combinações com A Raposa

A Raposa é uma carta com grande carga negativa, intensificando aquelas que possuem a mesma energia que a sua e influenciando as demais a penderem para o seu lado. Quanto mais positiva for a carta de apoio, menor será o impacto sofrido pelos malefícios de A Raposa, mas esses malefícios sempre irão ocorrer, independente da outra carta ser positiva ou não, por isso é preciso estar preparado para enfrentar infortúnios em seu caminho. 

A Raposa e O Urso

A junção da carta a Raposa com a carta do Urso gera previsões nada convidativas para a área financeira. Grandes perdas são previstas pela união destas cartas se não souber onde aplicar seu dinheiro e se planejar corretamente. Em se tratando de trabalho, elas pedem para focar em suas atividades e não se deixar ser influenciado por colegas e pessoas de hierarquia superior, pois no meio da floresta pode haver um caçador pronto a abater o primeiro urso que surgir sem dó e nem piedade. Abusos morais, violência psicológica e desvios de funções são práticas comuns de chefes desonestos e autoritários. Não se deixe ser envolvido por esse tipo de prática e, se preciso for, procure orientação de profissionais para acabar com esse ciclo.

A Raposa e Os Peixes

Estas duas cartas unidas também revelam previsões nada favoráveis para a área financeira. Aqui, gastos desnecessários estão sendo realizados e afetando drasticamente outros setores de sua vida, como a família, acarretando em discussões, brigas e falta de confiança. É preciso urgentemente realizar um planejamento financeiro minucioso e começar a pensar no que realmente é importante gastar. Cuidado também com pessoas trapaceiras que poderão aparecer com ideias mirabolantes e milagrosas para proporcionar altos ganhos, isso pode ser uma armadilha e você acabará perdendo o que investir antes mesmo que se dê conta do erro.

Cartas de Baralho Cigano ou Lenormand para imprimir e começar a usar imediatamente

A Raposa – Elemento, Astrologia e outras associações

Aqui estão algumas das associações usuais com a carta de baralho A Raposa

  • Elemento: Terra
  • Planeta: Plutão
  • Carta: Nove de Paus
  • Signos astrológicos: Escorpião
  • Orixá: Entidade Pombagira
  • Número: 14 (quatorze)
  • Positivo/Negativo: Negativo

A Raposa como pessoa

Como pessoa, a Raposa pode simbolizar dois tipos distintos. Uma das representações é de uma pessoa descortês, insolente, egoísta e trapaceira, que é capaz de tudo para alcançar os objetivos que almeja, até mesmo passar por cima de pessoas que se importam com ele. Nunca pensam no coletivo e estão sempre tentando encontrar maneiras de burlar o sistema. A outra é alguém confiável, astuto e inteligente que não é capaz de fazer mal a uma mosca e se utilizam de sua sabedoria para alcançar patamares superiores de forma rápida, ágil e racional. São pessoas criativas e inovadoras e, muitas vezes, ocupam o lugar de líderes, empreendedores e empresários.

O Tempo na carta A Raposa

Esta é uma carta de atenção e dependerá muito das suas atitudes para saber precisamente quando as coisas irão acontecer. No caso de armadilhas, por exemplo, elas podem ficar armadas por meses e não serem acionadas graças ao seu preparo em desviar delas. Assim também ocorre com objetivos e conquistas, nada acontecerá se não for dado o primeiro passo e somente após esse passo e através da força de vontade e determinação empregada que será capaz dizer quanto tempo irá demorar até sua realização. Aqui o número quatorze se faz presente simbolizando dias, semanas ou o próprio dia 14 do mês.

Perguntas a se fazer quando aparece no jogo A Raposa?

  1. Você está trabalhando muito além dos próprios limites?
  2. Seu trabalho está influenciando negativamente outras áreas de sua vida?
  3. Como você pode aprender em quem confiar?
  4. Existe alguém a sua volta pronto a lhe passar a perna?
  5. Você está sendo cauteloso em relação aos seus planos?
  6. O que você está fazendo para mudar sua situação financeira?

Boa leitura e ti vejo na próxima carta, O Urso – significado no baralho cigano ou Lenormand