Uma das primeiras coisas que você nota sobre um baralho de tarot padrão é que ele consiste em dois subconjuntos diferentes. No contexto da leitura do tarot, eles são chamados de Arcanos Maiores e Menores. Mas qual é a diferença entre os Arcanas Maiores e Menores?

As 22 cartas dos Arcanos Maiores descrevem a jornada do Louco por meio de 21 lições espirituais. Em uma leitura de tarot, eles tomam o ponto focal e sua mensagem tem mais peso. As 56 cartas dos Arcanos Menores descrevem as experiências e situações cotidianas, que expõem os detalhes das lições espirituais significativas dos Arcanos Maiores.

Embora esse resumo identifique as diferenças mais essenciais entre os dois, há muito mais detalhes em ambos. Conhecendo cada uma de suas características únicas, você pode entender e memorizar melhor os dois arcanas e se tornar um leitor de tarot mais fluente. Portanto, dou as boas-vindas a você na jornada pelos Arcanos. Vamos primeiro dar uma olhada em suas diferenças e depois observá-las individualmente.

Qual é a diferença entre Arcanos Maiores e Arcanos Menores?

Se você olhar o significado de “Arcano” no dicionário, diz “segredos ou mistérios”. Fazendo com que os arcanos maiores apontem para grandes segredos / mistérios e menores para os menores. Isso já dá uma boa indicação de qual é a diferença na leitura de tarot. Mas antes de nos aprofundarmos nas diferenças, vamos ver como esses dois arcanos surgiram.

As cartas de tarot foram inicialmente introduzidas no século 15 para fins de jogo de entretenimento, um jogo de cartas chamado “tarotcchi”. É um jogo italiano de pontaria semelhante ao bridge. Conforme o tarotcchi se tornou mais popular, ele se espalhou para outros países da Europa, e os franceses começaram a chamá-lo de “tarot”. Conforme o jogo se desenvolveu ao longo do tempo, o baralho acabou atingindo seus atuais 22 trunfos e 56 cartas de naipe.

Arcanos MaioresArcanos Menores
22 cartas56 Cartas
Lições de VidaEventos diários
“Comum a todos nós”“O que nos torna únicos”
TrunfosQuatro Naipes
Numerado 0-21Ás a 10 e 4 cartas da corte
O mais importante em uma leituraImportante em uma leitura
Significados complexosSignificados simples
A diferença entre arcanos maiores e menores

Quando as cartas de tarot eram usadas exclusivamente para fins de jogo, os Arcanos Maiores e Menores não eram conceitos conhecidos. Apenas no século 18, quando as pessoas começaram a usar o baralho de tarot para fins divinatórios, surgiram os Arcanos. Praticantes de leitura de tarot, também conhecidos como ocultistas, deram às cartas significados divinatórios e começaram a chamar os trunfos – os Arcanos Maiores e as cartas de naipe restantes – os Arcanos Menores.

Suponha que você pegue um baralho de tarot padrão hoje e examine cada um dos Arcanas separadamente. A diferença mais aparente entre os dois Arcanas é, obviamente, que eles têm um número diferente de cartas.

Primeiro, examinando as 56 cartas de arcanos menores, você notará que tem uma estrutura semelhante a um baralho de cartas padrão. Existem quatro naipes: Copas, Ouros, Espadas e Paus. Cada um dos naipes vai do Ás ao 10 e inclui quatro cartas da corte: Valete, Cavaleiro, Rainha e Rei.

Ao se aprofundar nos significados das cartas Arcanos Menores, você aprenderá que todas as naipes têm temas diferentes e uma associação com um dos elementos clássicos: Ar, Água, Fogo e Terra. Você também aprenderá que cada número dentro do naipe representa um estágio particular dentro daquele tema, e cada carta do tribunal uma pessoa específica que influencia a situação sob investigação.

Em uma leitura de tarot, os Arcanos Menores descrevem experiências e situações cotidianas que influenciam momentaneamente nossas vidas. São nossos encontros diários com pessoas, emoções, experiências e problemas. Eles fornecem detalhes sobre o que torna nossa vida única. Eles influenciam nossa vida momentaneamente, e podemos mudá-los à nossa própria vontade, se quisermos.

Então, alternativamente, examinando as 22 cartas dos Arcanos Maiores, você notará que as cartas não estão associadas a nenhum naipe. As imagens retratam personagens arquetípicos mais grandiosos e cenas sobre poder, amor, solidão, felicidade, tristeza, realização, etc.

A princípio, parece que são um conjunto aleatório de cartas, mas se você colocar as cartas dos Arcanos Maiores na ordem de 0-22, elas parecem contar uma história de algum tipo. Isso é conhecido como a jornada do Louco. A jornada representa as lições e experiências que todos nós precisamos encontrar para nos tornarmos espiritualmente plenos. Portanto, em uma leitura de tarot, cada carta dos Arcanos Maiores representa experiências significativas ou lições espirituais que todos devem prestar atenção para alcançar a iluminação.

Como os Arcanos Maiores representam as lições significativas de nossa vida, eles são frequentemente considerados as cartas de tarot mais essenciais. E, por esta razão, eles também costumam receber mais peso na leitura do tarot. Eles dão ao buscador um sinal de que ele precisa prestar atenção a esta lição para encontrar uma resposta para seu problema.

A última diferença que eu incluiria é a compreensibilidade dos dois. Embora as pessoas tendam a enfrentar os Arcanos Maiores primeiro quando começam a aprender o tarot, eu diria que entender os Arcanos Menores é mais fácil. As cartas de Arcanos Menores não comprimem lições de vida significativas em seus significados, mas eventos do dia a dia com os quais todos podem se identificar.

Agora que entendemos as diferenças entre os dois arcanos, vamos aprofundar nosso entendimento olhando para eles individualmente.

Arcanos Maiores do tarot

Como descobrimos, as cartas dos Arcanos Maiores representam lições espirituais essenciais, eventos e energias gerais relevantes para a pessoa que busca respostas no tarot. Eles podem ser lições do passado, do presente ou do futuro. Como eles representam entidades mais significativas, também costumam levar mais tempo para serem percebidos.

A jornada do Louco

Existem 22 cartas nos Arcanos Maiores. Cada uma das cartas do tarot dos Arcanos Maiores tem seu próprio simbolismo e significado individual. Ainda assim, juntos eles formam um caminho ou um enredo através de todas as grandes lições da vida em nosso caminho para a iluminação. Isso é conhecido como a jornada do louco.

O Louco é o personagem central dos Arcanos Maiores, e ele é a carta com o número “0”. Ele é um personagem alegre que representa novos começos, inocência, improvisação e destino no futuro. O Louco representa cada um de nós, e sua jornada é uma metáfora para nossa própria jornada pela vida.

Conforme ele continua com suas viagens pelos Arcanos Maiores, ele encontra 21 personagens arquetípicos, coisas e eventos, como “O Mágico”, “O Eremita”, “A Torre” ou “A Morte”. Cada um deles carrega uma lição espiritual profunda que leva o Louco mais perto da realização. Portanto, no final da jornada está “O Mundo”, a 21ª carta, representando conquistas, realizações e conclusões bem-sucedidas.

Lista das cartas dos Arcanos Maiores

Abaixo está uma lista das 22 cartas dos Arcanos Maiores com seus significados simplificados na vertical e invertidos.

Carta de tarotSignificadoSignificado Invertido
0- O Louco Novo começoDescuido
I – O Mago ConfiançaMau planejamento
II – A Sacerdotisa Sabedoria interiorSendo superficial
III – A Imperatriz Nutrindo a LiderançaFalta de empatia
IV – O ImperadorDecisões firmesSer um tirano
V – O Hierofante EspiritualidadeSuper gentileza
VI- Os Amantes Uniões amorosasSer facilmente tentado
VII – O Carro Sendo triunfanteTendo disputas
VIII – A Força Força da menteFraqueza
IX – O Eremita Reflexo na solidãoIsolamento de outros
X – Roda da fortuna Mudança positivaMudança incerta
XI – A Justiça Acreditando no KarmaJulgamento tendencioso
XII – O Dependurado Mudando de perspectivaSer preguiçoso
XIII – A Morte TransiçãoInfeliz
XIV – A Temperança Estar em equilíbrioDesequilíbrios
XV – O DiaboCompreendendo o vícioCego aos problemas
XVI – A Torre Mudança inesperadaCoisas dando errado
XVII – A Estrela OtimismoArrogância
XVIII – A Lua InsegurançasA mente fechada
XIX – O Sol Abundância de positividadePositividade leve
XX – JulgamentoPerdoando os outrosSer crítico
XXI – O MundoCumprimentoRealizando
As cartas dos Arcanos Maiores

O que uma carta dos Arcanos Maiores significa em uma leitura de tarot?

As cartas dos Arcanos Maiores são vistas como cartas significativas em uma leitura de tarot. Portanto, eles têm mais peso na leitura do tarot e geralmente ocupam o centro do palco quando aparecem. Ver uma dessas cartas significa que algumas lições do passado influenciam este momento, alguma mudança está ocorrendo ou algo novo está surgindo. Portanto, o consulente precisa prestar atenção especial a essa lição específica em sua vida.

As cartas dos Arcanos Maiores tendem a ser o ponto focal da leitura do tarot quando aparecem. As cartas dos Arcanos Menores que o cercam se relacionam com a mensagem da carta dos Arcanos Maiores.

O que significa se uma leitura de tarot contém todas as cartas dos arcanos maiores?

Suponha que uma leitura de tarot seja apenas ou, na maior parte, cartas de arcanos maiores. Nesse caso, significa que a pessoa que procura respostas tem muitas lições espirituais importantes em seu caminho. Eles estão passando por eventos de mudança de vida significativos cujos efeitos serão sentidos por um longo tempo.

Às vezes, esse tipo de leitura pode ser um tanto confuso ou opressor para quem busca tarot. Pode parecer assustador que eles estão entrando em uma época de múltiplas experiências de mudança de vida. Portanto, eu recomendaria que você tirasse algumas cartas adicionais para cada carta dos Arcanos Maiores na sua tiragem. Isso adicionará detalhes e ações concretas à leitura. E se as cartas extras ainda são Arcanos Maiores, então é o que deveria ser. O consulente precisa prestar atenção às lições à frente.

Se você estiver usando cartas invertidas, elas podem ser interpretadas de muitas maneiras diferentes. Ainda assim, um problema comum é que o consulente está negligenciando essas lições. O consulente precisa prestar atenção e aprender com as lições espirituais apresentadas para seguir em frente.

Arcanos Menores do tarot

A maioria do baralho de tarot são cartas que pertencem aos Arcanos Menores. São 56 cartas divididas em quatro naipes diferentes: Copas, Ouros, Espadas e Paus. Cada naipe vai do Ás ao 10 e é seguida pelas cartas da Corte: Valete, Cavaleiro, Rainha e Rei.

Como mencionado anteriormente, as cartas dos Arcanos Menores representam os eventos diários que estão afetando nossas vidas. Eles retratam diferentes pessoas, emoções, experiências, interações e preocupações que encontramos diariamente.

Portanto, em comparação com as cartas dos Arcanos Maiores, elas tendem a ser mais fáceis de entender. Eles fornecem à leitura do tarot os detalhes únicos e úteis que cercam o quadro geral.

Enquanto as cartas de Arcanos Maiores podem nos mostrar a energia geral de uma situação particular, as cartas de Arcanos Menores têm uma influência temporária em nossas vidas. Eles representam uma energia que está passando por nós agora, e nos fornecem detalhes e orientações sobre quais ações tomar neste momento para alcançar nossos objetivos. Seu impacto pode ser facilmente alterado, se assim preferirmos. Depende apenas dos passos que decidirmos seguir para chegar onde queremos estar.

Os Naipes dos Arcanos Menores e seus significados

Os Arcanos Menores são uma combinação de quatro naipes, cada um com 14 cartas. Cada naipe representa diferentes temas ou abordagens da vida, cada um com qualidades distintas. As experiências pelas quais passamos em nossa vida cotidiana são uma mistura dos quatro temas.

O Naipe de Copas

Represente emoções, relacionamentos e experiências espirituais. Eles descrevem conexões conosco e com os outros. O naipe de copas costumam ser cartas que você desejará ver em uma leitura relacionada aos relacionamentos.

  • Ás de Copas – O começo de algo lindo
  • 2 de Copas – A união de almas gêmeas
  • 3 de Copas – Celebre as pessoas em sua vida
  • 4 de Copas – Ficar insatisfeito e entediado, não vendo oportunidades
  • 5 de Copas – Luto e decepção por expectativas não atendidas
  • 6 de Copas – Otimismo e vontade de aprender
  • 7 de Copas – Os resultados não são imutáveis
  • 8 de Copas – contratempo emocional, afastando-se
  • 9 de Copas – Grande felicidade e realização, faça uma festa
  • 10 de Copas – União familiar e realização nos relacionamentos
  • Valete de Copas – Abrace a inocência de sua criança interior.
  • Cavaleiro de Copas – A realização emocional está entrando em sua vida
  • Rainha de Copas – Confie nos sentimentos íntimos e trate os outros com compaixão
  • Rei de Copas – observe e tente entender seus sentimentos internos

O Naipe de Ouros

Representa materialismo, segurança, trabalho e praticidade. Eles descrevem nosso relacionamento com coisas terrenas e coisas relacionadas a nossas finanças. O naipe de Ouros são cartas que você frequentemente deseja ver em uma leitura relacionada a dinheiro e trabalho.

  • Ás de Ouros – Vá para seus objetivos! O preço está aí para ser levado!
  • 2 de Ouros – Gerencie seus recursos, não faça malabarismos com bolas demais
  • 3 de Ouros – Planeje e encontre soluções com outras pessoas
  • 4 de Ouros – Não se apegue a coisas materialistas
  • 5 de Ouros – Problemas financeiros à frente, não deixe o dinheiro ser tudo
  • 6 de Ouros – Recebendo suporte. Transmita a boa ação quando possível
  • 7 de Ouros – Tenha paciência e termine o que começou
  • 8 de Ouros – Faça algo de que possa se orgulhar
  • 9 de Ouros – Aproveite os frutos do seu trabalho, mas mantenha os pés no chão
  • 10 de Ouros – Sucesso financeiro de longo prazo
  • Valete de Ouros – Eduque-se antes de tomar decisões financeiras
  • Cavaleiro de Ouros – Seja prático e perseverante em relação aos seus objetivos
  • Rainha de Ouros – Lembre-se de bondade e compaixão em seu trabalho
  • Rei de Ouros – Conclusão de objetivos de longo prazo

O Naipe de Espadas

Representa intelecto, ideias e racionalidade. Muitas vezes descreve coisas relacionadas à comunicação, tomada de decisão e princípios éticos. Essas cartas você deseja ver nos momentos em que precisa refletir sobre suas idéias e decisões.

O Naipe de Paus

Representa energia, criatividade, paixão e ação. Eles geralmente descrevem a força de vontade humana e as situações e coisas pelas quais você sente vontade. Você vai querer ver essas cartas quando estiver procurando por mudança ou inspiração.

  • Ás de Paus – Inspiração, enfrentando um novo desafio ou projeto
  • 2 de Paus – Hora de planejar suas ações, lidar com as preocupações
  • 3 de Paus – Esteja aberto e confiante em suas idéias, busque oportunidades
  • 4 de Paus – Trabalhando juntos em direção a objetivos comuns
  • 5 de Paus – Lutas com a competição ou lutas com o trabalho em equipe
  • 6 de Paus – Acreditar em si mesmo e reconhecer o esforço
  • 7 de Paus – Aproveitando o sucesso, mas o trabalho ainda não acabou
  • 8 de Paus – As coisas estão se desenrolando rapidamente, aja agora
  • 9 de Paus – Reconhecimento a necessidade de descanso, não há problema em pedir ajuda
  • 10 de Paus – Carregando muito no ombro ou se empurra
  • Valete de Paus – Explore as possibilidades e o que o move
  • Cavaleiro de Paus – Avalie a intensidade de suas atitudes e ações
  • Rainha de Paus – Aja com confiança, confie em si mesmo
  • Rei de Paus– Tenha orgulho de si mesmo e incentive os outros

Os quatro elementos clássicos: Água, Terra, Ar e Fogo

Para entender os quatro naipes dos Arcanos Menores, é útil estudar sobre os quatro elementos clássicos. Cada naipe corresponde a um dos elementos: Água, Terra, Ar e Fogo. A princípio, você pode estar pensando que, ah, não, essa é outra coisa a se aprender que tornará as coisas mais complicadas. Mas não se preocupe, isso realmente tornará as coisas mais fáceis quando você entender a conexão.

Cada um tem sua própria experiência com cada um dos elementos clássicos. Todos nós temos uma ideia de como eles se sentem, como se comportam e o que podem fazer. Ao conectar o elemento com o naipe, eles adicionam detalhes ao tema geral do naipe e como ele se comporta. Ao compreender a associação de cada elemento, você dará leituras mais perspicazes porque você pode desenhar os detalhes dos elementos.

  • Copas correspondem ao elemento água, que é ágil, fluente, purificante e adaptável. A água é um elemento feminino. Pode ser suave, como um riacho cruzando um prado florido, ou violento como um tsunami apocalíptico. A água também é um símbolo dos sonhos e do inconsciente.
  • Ouros correspondem ao elemento Terra. É sólido, fértil, estável e de suporte. A terra é um elemento feminino que permite o crescimento e a produção, promovendo a prosperidade. Você pode obter grandes safras da terra se cultivá-la corretamente.
  • Espadas correspondem ao elemento Ar, que está continuamente em movimento. É um elemento masculino e é refrescante e purificador e um símbolo de clareza. O ar pode ser suave como uma brisa de verão, mas também pode se transformar em um tornado. Portanto, também pode estar associado a estados que levam à desarmonia e à infelicidade.
  • Paus correspondem ao elemento Fogo e se associam à paixão, aventura e confiança. O fogo é um elemento masculino cheio de ação, ambição, imprevisibilidade e sexualidade. É um elemento ativo, causando mudança permanente se não for controlado. Quando no controle, pode trazer segurança e conforto.

Agora sabemos todos os elementos clássicos e a correspondência com cada naipe. Temos um bom entendimento do que cada naipe representa e como se comporta.

O que significa se uma leitura de tarot contém todas as cartas de arcanos menores?

Suponha que uma leitura de tarot seja apenas cartas de arcanos menores. Nesse caso, isso significa que a pessoa que busca não tem nenhuma lição espiritual importante que precise prestar atenção naquele momento. Eles estão buscando soluções para situações cotidianas sobre relacionamentos, trabalho, conflitos, problemas, esperanças e sonhos.

Cartas Predominantemente de Copas

Suponha que uma leitura de tarot seja principalmente um naipe de copas. Nesse caso, pode significar que os problemas em sua vida envolvem conflitos emocionais, interações com outras pessoas, sentimentos sobre amor e criatividade.

Cartas predominantemente de Ouros

Uma leitura composta principalmente de cartas de ouros pode significar que a pessoa está se concentrando ou que sua mente está ocupada por aspectos materialistas da vida, trabalho e carreira.

Cartas Predominantemente de Espadas

Suponha que uma leitura de tarot seja basicamente preenchida com cartas de Espadas. Nesse caso, significa que você está procurando respostas para problemas que devem ser resolvidos com mente analítica e sabedoria. As espadas o incentivam a usar a cabeça ao tomar decisões. Ainda assim, eles também o alertam para ter mais cuidado com o que está acontecendo ao seu redor.

Cartas Predominantemente de Paus

Suponha que uma leitura seja dominada por paus. Nesse caso, a pessoa provavelmente está procurando soluções para questões relacionadas a paixão, objetivos e ambições. A pessoa quer entender mais sobre o que os motiva e os impulsiona.

Você pode misturar Arcanos Maiores e Menores?

Arcanos maiores e menores fazem parte do baralho do tarot. Embora seus significados sejam diferentes, eles têm uma conexão entre eles. Os Arcanos Maiores estão descrevendo as energias gerais. Ao mesmo tempo, Arcanos Menores adiciona os detalhes que influenciam aquela energia naquele exato momento.

A maioria dos tarólogos experientes usam todo o baralho de cartas em suas leituras. No entanto, você ainda pode escolher ler usando Arcanos Maiores ou Menores individualmente. Para iniciantes, é realmente mais fácil se familiarizar com o tarot se ele for digerido em partes. Eu recomendaria começar com Arcanos Menores e estudar cada naipe, um de cada vez. As cartas de Arcanos Menores são sobre situações diárias, então é mais fácil aplicá-las às leituras do que tentar desvendar lições de vida significativas desde o início.

Ainda para aprofundar a leitura, recomendo experimentá-los juntos assim que você se familiarizar com cada naipe e as cartas dos arcanos maiores. Mas, como sempre digo, uma das coisas mais legais sobre o tarot é que você pode se expressar e usar sua própria intuição da maneira que quiser.

Boa leitura!