Quando você começar a se aprofundar no tarot, começará a ver referências a outros sistemas esotéricos, como astrologia e cabala. Ultimamente comecei a estudar essas conexões, e hoje vou tentar resumir e explicar as conexões entre a Cabala, e especificamente a Árvore da Vida, com o tarot.

A Cabala é uma escola de pensamento que procura explicar a relação entre nosso universo, Deus e o infinito, estudando o significado esotérico e oculto do Torá. Originou-se do misticismo judaico e desde então foi adaptado às tradições do cristianismo (cabala) e hermetismo (cabala).

Como eu pessoalmente comecei a pesquisar sobre o mundo de Cabala, e já posso dizer que é um mundo difícil, mas interessante de compreender. Mas, assim como o tarot, você não precisa dominá-lo completamente para poder se beneficiar dele em sua vida cotidiana. E entender um pouco ajuda você a entender os significados por trás das cartas de tarot.

O que é a Árvore da Vida

A árvore da vida é um arquétipo fundamental em muitas das mitologias, tradições religiosas e filosóficas do mundo, mas o que é mais frequentemente associado é a Cabala.

A Cabalá retrata a árvore da vida na forma de dez nós interconectados (sephiroths), e descreve as leis universais da realidade. Existem também 22 caminhos que podem ser desenhados entre os dez nós. Os caminhos geralmente descrevem como o espírito e a energia viajam para se manifestar como matéria.

No tarot, a Árvore da Vida serve como modelo para os significados das cartas e como elas estão conectadas. Por outro lado, as cartas são consideradas as chaves da Árvore da Vida. Por esta razão, um significado muito mais profundo pode ser encontrado nas cartas quando sua posição na árvore da vida é considerada.

A estrutura da árvore da vida

Há muitas informações contidas na árvore da vida, por isso é melhor dividi-la em partes para facilitar a compreensão.

Como mencionado anteriormente, o diagrama consiste em 10 nós e 22 caminhos que conectam cada um dos nós. Se você olhar mais a fundo, notará que os 10 nós são colocados em três diferentes 3 pilares e 7 níveis diferentes. Vamos dar uma olhada neles individualmente antes de nos aprofundarmos em como a Árvore da Vida se correlaciona com os Arcanos Maiores e Menores.

Os 10 nós

Na Árvore da Vida existem dez nós chamados sephiroth, individualmente chamados de sephirah. Eles representam diferentes aspectos de Deus, o eu ou a psique. Você poderia dizer que eles representam dez estados de consciência. O topo da árvore está mais próximo de Deus e, à medida que a pessoa desce pela Árvore da Vida, ela se aproxima cada vez mais da manifestação.

Os 10 sephiroths.

  1. Kether, ou A Coroa. Ele repousa no topo da árvore mais próxima de Deus. É pura e infinita energia.
  2. Chokmah, ou Sabedoria. Ele fica no topo do pilar direito e representa a pura energia masculina. Possui a vontade de criar.
  3. Binah, ou Compreensão. Ele fica no topo do pilar esquerdo e representa a energia feminina pura. Ela nutre e está cheia de energia criativa estabelecida em Chokmah.
  4. Chesed, ou Misericórdia. Possui o espírito de benevolência.
  5. Geburah, ou Gravidade. Possui o espírito de julgamento.
  6. Tiphereth, ou Harmonia. Corresponde ao ego e ao coração e possui o espírito de mediação.
  7. Nezach, ou Triunfo. Possui a energia das emoções e do artista.
  8. Hod, ou Glória. Possui a energia do intelecto e do cientista.
  9. Yesod, ou Fundação. Ele recebe e purifica a energia de todas as outras sephiroth antes de transmiti-la ao plano físico.
  10. Malkuth, ou O Reino. Representa a estabilidade e o mundo físico.

Os 3 Pilares

O equilíbrio dos opostos é um tema recorrente no simbolismo das cartas de tarot, especificamente em A A Sacerdotisa, O Hierofante, A Justiça e O Carro. Em cada um, há uma representação proposital de três pilares – claro, escuro e neutro.

Por exemplo, se você olhar para a A Sacerdotisa no clássico baralho Rider Waite tarot, você notará o B e o J escritos nos pilares. Essas letras representam Boaz e Jachin, que flanqueavam a entrada do templo de Salomão — o primeiro templo em Jerusalém.

À esquerda está Boaz, o pilar da severidade e o princípio feminino, à direita está Jachin, o pilar da misericórdia e o princípio masculino. Então ficamos com o centro, onde está o pilar de suavidade que serve como a pedra angular entre eles.

A posição das cartas nos pilares determina a polaridade de sua energia. Esta é a razão pela qual algumas cartas podem parecer mais inerentemente negativas ou positivas do que outras.

Os 7 Níveis ou Chakras

Existem 7 níveis no caminho da iluminação que se correlacionam com os 7 chakras. Desta forma, a árvore da vida também serve como um mapa do corpo.

Os 22 caminhos

Os caminhos representam as lições aprendidas na jornada ou os requisitos espirituais necessários para atravessar para o próximo nó. Coletivamente, esses 22 caminhos são conhecidos como o Caminho da Serpente e representam a jornada do Herói que deseja retornar ao divino. À medida que a serpente percorre esse caminho, também sofre a cura do espírito. A pessoa trilha o caminho através do autodesenvolvimento consciente de seu mundo interno.

A Árvore da Vida e os Arcanos Maiores

Se você estuda tarot há algum tempo, já deve saber que os Arcanos Maiores refletem algo conhecido como Jornada do Louco, que pinta uma linha do tempo ou um ciclo de desenvolvimento pessoal em direção à realização espiritual. Refletindo isso contra o que acabamos de ler sobre os caminhos da árvore da vida, a jornada do Louco soa muito semelhante aos 22 caminhos da Serpente.

Na árvore da vida, cada caminho também corresponde a uma das 22 letras do alfabeto hebraico. Eu compilei na tabela abaixo as cartas dos Arcanos Maiores e seus correspondentes

As correspondências dos Arcanos Maiores e do Caminho da Serpente estão detalhadas nesta tabela abaixo.

Cartas de TarotCartasSignificadosSignificado simbólico
O LoucoAlephTouroEnergia Primal
O MagoBethCasaTemplo, Atenção
A SacerdotisaGimelCameloLevantar, Inconsciente
A ImperatrizDalethPortaCaminho, Nutrição
O ImperadorHeJanelaVer, Raciocinar
O HierofanteVauGanchoConexão, Segurança
Os AmantesZayinEspadaCorte, Discernimento
O CarroChetEstradaSeparar, Fechar
A ForçaTetSerpenteArredor
O EremitaYodMão fechadaAção, Trabalhar
A Roda da FortunaKaphMão abertaAgarrar, Cobrir
A JustiçaLamedIncitar PessoaFalar
O EnforcadoMemÁguaDominar, Revertir
A MorteNunFrutas, PeixesBrotar, Atividade, Vida
A TemperançaSamechSuporteApoio, Doutrinar
O DiaboAyinOlhosExperiência, Conhecimento
A TorrePheGarganta, BocaFalar, Palavras
A EstrelaTzaddiGanchoHonestidade, colher
A LuaQuophNucaEsconder, Atrás
O SolReshFaceRedenção, Altíssima
O JulgamentoShinDenteConsumir, Destruir
O MundoTavSinal, CruzPacto, Selo, Confiar

A Árvore da Vida e os Arcanos Menores:

Os quatro mundos

Embora não seja visível em uma única árvore da vida Na Cabala, existem quatro mundos. Cada um dos mundos está conectado entre si, de modo que os nós de um mundo se entrelaçam com o outro para criar uma estrutura de escada que conecta o mundo material e o mundo do divino. Isso é chamado de Escada de Jacó, uma escada da terra para o céu, que chegou ao Jacó bíblico em um sonho.

Juntos, esses quatro mundos são representados pelos 4 naipes dos Arcanos Menores, cada um correspondendo aos 4 elementos básicos. Na parte inferior desta escada, está o elemento terra como o Ouros, e no topo da escada está o elemento fogo com os Paus.

LetterMundoNaipeElementosSignificados
YodAtziluthPausFogoEmanação
HeBeri’ahCopasÁguaCriação
VauYetzirahEspadasArFormação
HeAssiahOurosTerraManifestação

Os 10 Nos da Árvore da Vida e do tarot

É daí que vem o significado numerológico central das cartas dos arcanos menores. Os números em cada mundo correspondem a uma carta nos arcanos menores. Começando pelo mundo da emanação, viajamos pelas cartas e vamos dos ases às dezenas. Então, começamos tudo de novo, mas no ás do outro mundo. Então, do 10 de paus, passamos para o ás de copas. Do 10 de copas, passamos para o ás de espadas. E do 10 de espadas, passamos para o ás de ouros.

SephirahcartasSignificadosPalavras chaves
KetherAsesCoroamais próximo de deus, unidade, fonte eterna, pureza, potencial
Chokmah2Sabedoriamasculino divino, expressão de pleno poder de seu naipe, discernimento
Binah3Compreenderfeminino divino, harmonia, contemplação
Chesed4Misericordiaestabilidade, disciplina, estrutura, forma
Geburah5Serenidadedestruição, movimento, mudança, agitação, caos
Tiphareth6Belezaconsciência, equilíbrio, integração, conectando o divino e o físico
Netzach7Vitoriaforça, determinação, concentração
Hod8Esplendorcomunicação, expressão de energia, raciocínio, ação, movimento
Yesod9Fundaçãorefinamento, reflexão, imaginação
Malklth10Reinoo mundo físico, energias manifestadas, forma tangível de todas as emanações

Os 7 chacras

Para ver quais cartas correspondem a cada chakra, basta considerar sua posição na árvore.

ChakraCartasCorSignificado
SahasraraAsesEu seiConsciência, inteligência
Ajna2 e 3Eu vejoIntuição, imaginação
Vishuddha4 e 5Eu faloComunicação
Anahata6Eu amoCompaixão do amor
Manipura7 e 8Eu possoAuto-estima, confiança
Sacral9Eu sintoSexualidade, prazer, criatividade
Muladhara10Eu tenhoIdentidade física, estabilidade, aterramento

Como ler a Cabala? 

A Cabala pode ser lida, assim como um oráculo?  Podemos dizer que sim, se praticarmos e nos dedicarmos ao seu estudo, o que é uma coisa para a vida inteira, talvez mais de uma. Como? Meditando sobre suas fórmulas de interpretação do universo. Duas de suas metáforas/símbolos  principais são a existência das Sefhirots e dos 4 mundos.