Em primeiro lugar, quero dizer que estou muito feliz que sua curiosidade o trouxe aqui. Ao dar o primeiro passo para aprender os fundamentos do tarot, você está prestes a entrar em uma jornada deliciosa que lhe trará muito. Quer você esteja procurando ler cartas de tarot para si mesmo ou para outras pessoas, o tarot irá beneficiar sua vida de muitas maneiras.
As cartas de tarot nos permitem esclarecer nossos desejos, mostrando-nos perspectivas que de outra forma não veríamos. Eles nos ajudam a resolver problemas práticos, aumentando nosso nível de consciência e garantindo a confiança em nossa sabedoria interior. Depende de você como você usará essa maravilhosa ferramenta, as possibilidades são infinitas.
Você pode usar o tarot apenas para se ajudar nas suas questões pessoais ou pode usar seu conhecimento para ajudar outras pessoas também. Se você mantiver a mente aberta e dedicar algum tempo a essas lindas cartinhas, poderá até transformar isso em uma profissão que pagará suas contas. Ler cartas de tarot é uma habilidade que você pode praticar em qualquer lugar do mundo.
O que é tarot?
O tarot vem com muitos conceitos errados. Muitos ainda vêem isso como uma coisa dos hippies ou pensam em uma cena estereotipada onde uma mulher psíquica de cabelos escuros lê fortunas e infortúnios em uma sala à luz de velas. Mas, para a surpresa de muitas pessoas, o poder do tarot moderno está em nos ajudar a acessar nossa intuição e sabedoria interior, em vez de nos dizer nosso futuro.
As origens do tarot estão enraizadas na Itália do século 15, onde as cartas foram inicialmente usadas para um jogo de cartas chamado Tarrochi. Conforme o jogo ganhou popularidade, ele se espalhou para outros países europeus como a França, onde eles traduziram o nome Tarrochi para tarot.
No final do século 18, o baralho do tarot se desenvolveu em sua forma atual de 78 cartas, consistindo em quatro naipes de 14 cartas e 22 cartas de trunfos adicionais. Por volta da mesma época, algumas pessoas começaram a usar o baralho de tarot para fins divinatórios. O primeiro leitor de tarot profissional foi Jean-Baptiste Alliette, conhecido como “Eteilla“. Ele foi o primeiro a desenvolver os significados divinatórios das cartas e as correspondências entre o tarot, a astrologia e os quatro elementos clássicos – água, ar, fogo e terra. Ele também introduziu os conceitos do que mais tarde ficou conhecido como Arcanos Maiores e Menores – 22 trunfos – os Arcanos Maiores e as 56 cartas de naipe restantes – os Arcanos Menores.
Pouco mais de 100 anos depois, em 1909, o poeta britânico americano Arthur Edward Waite, com a ilustradora Pamela Colman Smith, criaram o baralho Rider-Waite tarot. Os significados divinatórios descritos no baralho Rider Waite foram significativamente baseados nos escritos do grupo da Ordem Hermética da Golden Dawn, ao qual Arthur Waite pertencia. Foi o primeiro baralho a ilustrar todas as 78 cartas quando, na época, os outros baralhos só incluíam imagens únicas para as 22 cartas dos Arcanos Maiores.
A popularidade da leitura do tarot explodiu nas décadas de 1960 e 1970, quando as leituras do tarot tornaram-se associadas ao movimento da Nova Era. Nos últimos 30 anos, a leitura de cartas de tarot tem sido cada vez mais aplicada à introspecção pessoal e ao crescimento pessoal. E é aqui que estamos agora.
Hoje, podemos usar as cartas de tarot como ferramentas para o nosso crescimento. E o mais importante, eles podem mudar o rumo de nossas vidas. As cartas de tarot nos permitem refletir sobre nosso momento presente e ver o que nos impede de realizar nosso potencial máximo.
Através da leitura do tarot, você pode observar sua situação atual de diferentes ângulos e revelar seu conhecimento interior. As cartas nos permitem ver quais ações precisam ser tomadas para nos levar onde queremos estar. Embora as cartas não nos exponham o futuro, elas nos dão uma visão valiosa do nosso passado, presente e futuro, com base em nosso caminho atual.
Como funciona uma leitura de tarot?
Caso você nunca tenha experimentado uma leitura de tarot, vamos resumir. Envolve um leitor de tarot que interpreta as cartas para uma pessoa que está procurando respostas para alguma área ou questão problemática em sua vida. A leitura nem sempre precisa de duas pessoas, pois o leitor também pode analisar as cartas só para si. Ler para si mesmo é, na verdade, uma ótima maneira de praticar as leituras do tarot.
É bom entender que existem dois tipos diferentes de leituras de tarot: leitura de perguntas e leitura geral/aberta.
- As leituras de perguntas se concentram em uma pergunta específica que está na mente do consulente. Talvez alguns desafios os estejam incomodando e queiram entender por que isso está acontecendo e o que podem fazer a respeito.
- As leituras abertas enfocam aspectos mais amplos da vida, em vez de uma área de problema ou questão específica. As leituras abertas geralmente cobrem um assunto específico, como carreira ou relacionamentos, dependendo do que é essencial para o consulente naquele momento.
Antes de a leitura começar, normalmente, o leitor embaralha as cartas de tarot. Enquanto isso está acontecendo, a pessoa que está recebendo a leitura deve se concentrar na pergunta ou área para a qual deseja orientação. Quando a intuição diz que eles estão prontos, o consulente geralmente corta o baralho ao meio e coloca as cartas viradas em cima da mesa.
Quando a leitura real começa, o tarólogo faz uma tiragem de cartas, conforme a situação para interpretar a mensagem do tarot. As tiragens de tarot fornecem à leitura uma estrutura na qual o tarólogo pode explorar as perguntas do consulente. Cada posição na tiragem reflete um aspecto da pergunta do consulente a ser considerado.
Quando as cartas são reveladas, o tarólogo leitor olha para as cartas e tenta interpretá-las. Os tarólogos mais experientes provavelmente se lembrarão do significado de cada carta. Ainda assim, não é necessário memorizá-los de cor para começar no tarot. As cartas de tarot contêm inúmeras pistas de suas intenções nas imagens das cartas, o que já dá ao tarólogo dicas sobre o que elas podem significar. Algumas das coisas que o leitor pode procurar são:
- Números
- Símbolos
- Cores
- Expressões faciais
- Personagens
- interações e
- Outros elementos que definem o clima em cada carta
Como um iniciante de tarot, embora as imagens das cartas forneçam muitos detalhes, você provavelmente precisará de alguma referência para ajudá-lo com as cartas. Existem muitos materiais de referência com cartas de tarot disponíveis online e, normalmente, há um “livrinho” que vem com o baralho de tarot que você pode usar.
Depois que o tarólogo tem uma noção do que as cartas estão dizendo, o tarólogo então transforma essa mensagem em uma narrativa baseada na pergunta do consulente. Pode ser desafiador no início, mas à medida que você ganha mais experiência, a narrativa se torna mais natural. Você aprenderá a confiar em sua intuição. Uma parte significativa da leitura do tarot é interpretar uma seleção aleatória de eventos e dar-lhes significados com base na sua intuição.
Qualquer que seja o tipo de leitura de tarot que ocorra, o resultado desejado é que o consulente se sinta mais confiante sobre as escolhas que precisa fazer para resolver seu problema. A mensagem nem sempre é o que eles esperavam, mas a boa notícia é que a mensagem do tarot não está gravada em pedra. O consulente pode observar como a mensagem ressoa com suas preferências pessoais. Eles sempre têm o poder de alterar o resultado da leitura com as ações que decidem realizar.
Começando o tarot como um iniciante?
Como já mencionei, você não precisa possuir habilidades psíquicas para fazer leituras de tarot. Todos os que conseguem absorver novas informações e estão motivados para saber mais podem aprender a ler as cartas de tarot. Você pode assumi-la como um novo hobby e até mesmo como uma profissão, se continuar com ela.
Quando você começa sua jornada no tarot, há algumas coisas boas para saber. O primeiro vai economizar muito tempo e evitar que você se canse. Isso é para entender que o tarot é mais sobre fortalecer sua intuição do que memorizar todos os significados e símbolos de cada carta do tarot.
A segunda é que não há acertos e erros no tarot. Se seu instinto está lhe dizendo que algo parece certo, então é assim que você deve fazer. Não se preocupe muito se você está embaralhando as cartas da maneira certa ou interpretando as cartas de tarot invertidas de uma determinada maneira. Não há ninguém que possa lhe dizer a ciência exata do tarot.
Mas, para começar, a primeira coisa de que você precisa é um baralho de tarot.
Etapa 1. Compre um baralho de tarot
Você pode ter ouvido rumores de que o primeiro baralho de tarot precisa ser ganhado, ou você não poderia comprar um baralho de tarot usado. Na minha opinião, esses são apenas equívocos e superstições tolas que se enraizaram em uma época em que a leitura de tarot não era aceita como um hobby ou muito menos como uma profissão. Então vá em frente e jogue fora essas idéias e saia e compre um baralho de tarot.
Há algumas coisas que você deve considerar quando for comprar seu primeiro baralho de tarot. Parece que há cerca de um milhão de baralhos diferentes disponíveis atualmente, então pode ser um pouco confuso quando você começa a procurar suas primeiras cartas. Portanto, aqui estão algumas dicas a serem levadas em consideração quando você começar a procurar:
- Tipos de baralhos de tarot: Vários tipos de baralhos de tarot são usados para fins esotéricos. Os três mais comuns são o Tarot Rider Waite Smith, o Tarot de Marselha e o Tarot Thoth. Você pode ir com qualquer um deles, mas a maioria dos recursos de significado do tarot são baseados no Tarot Rider Waite Smith. Olha meus favoritos aqui.
- As imagens das cartas: como um iniciante, será mais fácil quando as cartas revelarem detalhes de seus significados por meio das ilustrações. As imagens do deck de Rider Waite são explícitas e baseadas em narrativas, então aqui eu voltaria a torcer por elas.
- O tamanho das cartas: Algumas cartas de tarot vêm em formatos enormes, portanto, certifique-se de saber o que está comprando. Os decks “gigantes” são ótimos para exibir cada pequeno detalhe da carta, pois têm uma grande tela. A desvantagem é que são muito difíceis de transportar e manusear.
- A qualidade das cartas: Verifique e analise sobre a qualidade da carta. Alguns baralhos tendem a se desgastar rapidamente devido ao material barato que foi usado na fabricação das cartas. Os baralhos de tarot não são incrivelmente caros, mas não é agradável ver um baralho recém-comprado se desgastando em semanas ou meses. Portanto, verifique os comentários sobre a qualidade.
- Sua intuição: finalmente, pondere como cada baralho agrada a você. Leve em consideração todas as coisas que acabei de mencionar, mas no final, confie na sua intuição e escolha o baralho que parecer certo para você.
Devido à natureza narrativa das ilustrações e aos recursos disponíveis online, minha recomendação seria um deck baseado nas imagens de Rider Waite. O baralho Rider tarot é o baralho mais popular do mundo, mas também existem opções disponíveis que baseiam suas ilustrações no Rider Waite, como o Baralho Modern Witch Tarot. É um deck de alta qualidade de que gosto muito.
Etapa 2. Aprenda a estrutura do baralho de tarot
Depois de comprar um baralho de tarot, você está pronto para começar a aprender os fundamentos do tarot. As cartas de tarot são um baralho de 78 cartas, todas com significados únicos. Antes de começar a praticar as leituras do tarot, é bom se familiarizar com o baralho. Você não precisa saber cada carta de cor, não é essencial, mas é bom estar familiarizado com os conceitos dos arcanos maiores e menores.
Quando você os entender, será mais fácil fortalecer sua intuição, que será a ferramenta mais essencial ao fazer as leituras do tarot. Então, vamos dar uma olhada em ambos os arcanos individualmente.
Arcanos Maiores
Os arcanos maiores são um conjunto de 22 cartas. Cada carta dos arcanos maiores representa os estágios espirituais e as lições de vida mais significativas que encontramos durante nossas vidas. Essas lições são universais para todos nós em nosso caminho para a conclusão e a iluminação.
Quando você os encontra em uma leitura de tarot, algo importante está sendo lançado, alguma conexão está ocorrendo ou algo novo está surgindo. Como representam lições mais significativas, também costumam levar mais tempo para serem percebidas.
Ajuda a entender os arcanos maiores se você olhar para eles como uma história sequencial e simbólica pela qual o Louco passa em seu caminho para a iluminação. Essa história pode ser dividida em fases que não são imediatamente evidentes quando apenas percorremos nas cartas.
Portanto, O Louco é uma carta com o número “0” e está no início. Os 21 estágios arquetípicos e as lições de vida podem ser divididos em três fases.
- As primeiras sete cartas que o Louco encontra são pessoas e situações com vários níveis de poder. Ele aprende o que significa possuir poder. Como abusar dele ou como beneficiar o mundo usando-o com sabedoria.
- As próximas sete cartas que ele encontra são características de crenças e transformação de perspectivas. Ele aprende sobre mudanças em sentimentos, pontos de vista e pensamentos. Aqui ele percebe quem ele realmente é.
- As últimas sete cartas mostram os desafios e recompensas de que a alma precisa para ficar cheia. Aqui o Louco aprende sobre espiritualidade e sobre coisas que vão além do auto aperfeiçoamento. É aqui que ele chega mais perto da conclusão, aprendendo as lições cármicas da vida.
Este método ajuda a se colocar no lugar do Louco e refletir sobre diferentes situações e lições de sua própria vida.
Arcanos Menores
As 56 cartas restantes são os Arcanos Menores. Eles nos dão uma visão sobre nossos desafios, oportunidades e experiências de altos e baixos que encontramos em nossa vida cotidiana.
Enquanto as cartas de Arcanos Maiores podem nos mostrar a energia geral de uma situação particular, as cartas de Arcanos Menores têm uma influência temporária em nossas vidas. Eles representam uma energia que está passando por nós agora, e nos fornecem detalhes e orientações sobre quais ações tomar neste momento para alcançar nossos objetivos. Seu impacto pode ser facilmente alterado, se assim preferirmos. Depende apenas do curso de ação que decidirmos tomar.
Os Arcanos Menores tem uma estrutura semelhante a um baralho de cartas tradicional e, portanto, inclui quatro naipes. Mas em vez dos naipes clássicos das cartas de baralho, os naipes nos Arcanos Menores são Copas, Ouros, Espadas e Paus. As cartas de cada naipe são numeradas de um a dez, mais quatro cartas da corte – o valete/pajem, o cavaleiro, a rainha e o rei.
Aprender 56 cartas pode parecer assustador, mas felizmente alguns conceitos explicativos ajudarão com seus significados. Cada naipe se relaciona a um dos elementos clássicos e tem um significado em relação a uma abordagem específica da vida.
O Naipe de Copas
O naipe de Copas se concentra nas emoções e enfatiza seus sentimentos sobre o pensamento lógico e espiritualidade sobre as necessidades materialistas. Em uma leitura de tarot, seus significados estão geralmente associados a emoções, relacionamentos, conexão e como você reage aos outros e ao seu ambiente.
O naipe de copas está relacionado ao elemento Água. É uma energia feminina que purifica, flui e se adapta. Pode ser suave, como um riacho cruzando um prado florido, ou violento como um tsunami apocalíptico.
O Naipe de Ouros
O Naipe de Ouros está associado aos aspectos materialistas da vida, com foco no trabalho, carreira e finanças. Além disso, podem significar prosperidade relacionada a relacionamentos, contentamento espiritual e autoimagem. Em uma leitura de tarot, seus significados frequentemente apontam para aspectos práticos, voltados para a carreira e financeiros de nossas vidas.
Ouros esta relacionado ao elemento terra. A terra é um elemento feminino, o que significa que é fértil e permite o crescimento e a produção. Ele promove a prosperidade. A Terra é a base sobre a qual tudo é construído.
O Naipe de Espadas
O Naipe de Espadas destaca o pensamento e a lógica. Os significados das cartas de tarot estão associados ao pensamento racional, ação e verdade. Quando Espadas aparecem em uma leitura de tarot, isso sugere que o pensamento estratégico e ação são necessários em questões relacionadas à comunicação e às vezes conflito.
Espadas estão relacionadas ao elemento Ar. É um elemento masculino e é revigorante e purificador. Pode ser suave como uma brisa de verão e violento como um tornado. Ele representa energia, força e poder, embora permaneça invisível.
O Naipe de Paus
O Naipe de Paus nos incentiva a permanecer fiéis às coisas que nos fazem funcionar. Liderança, auto crescimento e otimismo geral são algumas características desse naipe. Eles geralmente representam a criatividade do consulente e indicam inspiração, esforços criativos e ação física, o que às vezes pode significar viagens. Quando paus aparece em uma leitura, isso sugere que uma ação está prestes a ser tomada e que a mudança está por vir.
Paus esta relacionada ao fogo: O fogo é um elemento masculino cheio de ação, ambição, imprevisibilidade e paixão e sexualidade intimamente associadas. É um elemento ativo, causando mudança permanente se não for controlado. Quando no controle, pode trazer segurança e conforto para a vida de alguém.
Etapa 3 – Aprenda a fazer perguntas ao tarot
Agora que aprendemos sobre a estrutura do baralho de tarot e estamos familiarizados com os conceitos dos arcanos Maiores e Menores, podemos começar a tirar as cartas e interpretá-las. É bom apresentar perguntas ao tarot e interpretar o significado do problema.
Você pode perguntar ao tarot o que quiser, mas há algumas coisas a serem apontadas. O poder de uma leitura de tarot reside em nos expor a algo que já sabemos, mas não podemos ou não queremos ver naquele momento. Para obter uma visão e perspectiva sobre os problemas para os quais buscamos respostas, as perguntas que apresentamos no tarot devem ser abertas, algo que somos capazes de influenciar e sobre o presente.
- Mantenha as perguntas abertas – Perguntas que permitem que alguns detalhes sejam dados oferecem mais valor ao consulente do que perguntas com resultado sim e não.
- Mantenha perguntas sobre um assunto sobre o qual o consulente tem influência – Ao fazer perguntas sobre coisas ou alguém sobre quem ele não tem poder, não será benéfico para o consulente.
- Mantenha as perguntas focadas no presente – Não podemos mudar o passado, então não há por que focalizar nas perguntas aí. Isso não significa que não possamos observar nossa história para aprender sobre o presente. O resultado pode orientar as ações a serem tomadas para que o futuro seja o desejado.
É bom praticar tirando uma carta inicialmente, mas quando quiser tornar as coisas um pouco mais interessantes, você pode começar a usar os 22 arcanos maiores e claro por fim usar o tarot completo.
Etapa 4 – Aprenda uma tiragem de tarot básica
Como já mencionado, uma tiragem dá à leitura sua estrutura para explorar as questões do consulente. Existem toneladas de tiragens diferentes e algumas delas podem ser realmente sofisticadas, mas complicadas. Portanto, é bom começar com uma fácil.
Uma das tiragens de tarot mais simples para usar em uma leitura é a tiragem do passado, presente e futuro. É uma ótima tiragem de tarot porque é fácil de usar e oferece uma excelente visão, não importa o nível de aprendizagem que você seja.
Ao usar a distribuição do passado, do presente e do futuro, o tarólogo coloca três cartas do baralho na mesa e as vira para revelar as cartas.
- A carta da esquerda representa o passado: as pessoas, energias e experiências do passado estão afetando a situação
- A carta do meio representa o presente: O que o consulente deve perceber sobre o assunto neste momento.
- A carta da direita representa o futuro: em que direção as coisas estão se movendo se o consulente continuar neste caminho.
Quando você começa com uma tiragem simples como esta, pode praticar como colocar a mensagem em conjunto. Em breve, você será capaz de ter uma narrativa em suas leituras e, eventualmente, poderá avançar para tiragens mais avançadas, como a Cruz Célta.
Etapa 5 – Pratique, pratique, pratique a ler cartas de tarot
Com o tempo e com a prática, você aprenderá a confiar em sua intuição e a ter mais confiança ao fazer leituras. Você notará cada vez mais detalhes na estrutura do tarot e como as coisas se associam entre os naipes, os números e as diferentes cartas da corte. Você também poderá ver o enredo dos arcanos maiores com mais clareza. Você começará a se conectar com as cartas e seus significados em um nível mais profundo, o que significa que terá uma associação com elas. Isso permite que você se lembre das cartas e interprete seus significados para um problema que o consulente tem.
Comece sua jornada de tarot!
Espero que este artigo tenha lhe dado uma inspiração para começar a aprender o tarot. Também espero que tenha dado a você a vontade e a crença de que qualquer pessoa pode aprender a ler tarot. Portanto, eu queria tornar esta introdução aos fundamentos do tarot o mais compreensível possível. Eu também espero que as outras informações aqui no tarotFarm.com.br possam ajudá-lo a se aprofundar no mundo do tarot.
As cartas do tarot nos permitem revelar e confiar em nossa sabedoria interior, aumentar a compreensão e, assim, nos ajudar a resolver problemas práticos em nossas vidas. Você pode usá-lo para autodesenvolvimento, esclarecimento de objetivos, tomada de decisões, ajudar aos outros – as possibilidades são inúmeras.
Boa leitura!