Quando você começa a ler as cartas de tarot invertidas, muito provavelmente logo terá uma pergunta em sua cabeça: para que lado devo virar as cartas de tarot?

As cartas de tarot devem ser viradas de um lado para o outro para não alterar a orientação original da carta de tarot durante a tiragem. Isso é especialmente relevante ao ler cartas de tarot invertidas. Virar a carta do tarot verticalmente de baixo para cima resultará em um resultado de leitura diferente do que se pretendia inicialmente.

Quando comecei com o tarot, admito que tendia a virar as cartas na vertical e não pensava muito nisso. Quando comecei a ler cartas invertidas, percebi pela primeira vez que faz diferença a forma como as viro. Isso me fez pensar, e se eu estivesse lendo para outra pessoa. Depois de permitir que embaralhem o baralho e escolham as cartas. Estou interferindo em como a mensagem do tarot foi inicialmente intencionada se eu for em frente e virar para o lado errado?

Qual é a maneira certa de virar as cartas de tarot?

Esta questão não parece tão trivial se você não ler as cartas invertidas. Muitos tarólogos preferem não lê-las por vários motivos. Alguns acreditam que isso interfere no fluxo da leitura ou que a tornam muito negativa. Na minha experiência, isso não tem que ser assim.

Ler cartas invertidas é na verdade muito mais confortável do que muitas pessoas pensam. Se você está hesitante com elas, você deve ler meu artigo sobre como ler cartas de tarot invertidas. Você aprenderá que há muitas maneiras de interpretá-las e espero que isso o convença você a fazer uma tentativa.

Quando e se você decidir incorporar em sua leitura cartas invertidas, virar as cartas torna-se um assunto mais sério. Quer dizer, não TÃO sério. Nada deve ser levado muito a sério ao ler o tarot. Mas se torna algo em que você deve pelo menos pensar.

A maioria dos leitores de tarot concordaria que, embora o tarot não tenha muitas coisas que tenham as maneiras corretas de fazer, virar as cartas é uma coisa. Isso ocorre porque a maneira que você escolhe para virar suas cartas afeta a orientação das cartas, o que afetará todo o resultado da leitura. Esta é a principal razão pela qual você deve se concentrar em como vira as cartas.

A maneira correta é virar as cartas horizontalmente de um lado para o outro. É como se você estivesse virando a página de um livro. Pegue a carta de cada lado e gire-o horizontalmente em torno de seu eixo. A carta permanecerá em sua orientação original e você não estará interferindo na mensagem original do tarot.

Vamos destacar isso observando um exemplo simples. Suponha que eu esteja fazendo uma leitura simples do passado-presente-futuro e com carta invertida para contemplar meus desejos atuais e como devo seguir em frente. No primeiro, vou virar as cartas corretamente de lado. Vamos ver o que temos.

  • PASSADO: O Imperador na posição correta é o homem viril que tem uma abordagem lógica para cada decisão. Estar na posição anterior me diz que algumas escolhas que fiz ou experimentei no passado não foram baseadas na emoção, mas na lógica.
  • PRESENTE: O Ás de Paus na posição correta me diz que o estado atual em que estou é repleto de energia criativa.
  • FUTURO: Então, temos o Diabo na posição invertida no futuro. Assustador. Estou explorando pensamentos sombrios. Aprendi que esta carta aparece quando você está prestes a ter um avanço. Isso me diz que vou precisar lidar com meu passado antes de me permitir me libertar.

Nessa tiragem, tive a sensação de que o tarot está me dizendo que algumas das decisões que tomei no passado não foram inteiramente as que meu coração teria desejado. Talvez eu tenha agradado aos outros e raciocinado as escolhas que fiz de maneira lógica, em vez de confiar em meu instinto. Tenho muita energia criativa agora e gostaria de fazer as coisas que quero, mas tenho que enfrentar meu passado e perceber o que realmente quero fazer.

Este parecia muito certo para mim. Agora vamos ver o que teria acontecido se tivéssemos virado as cartas verticalmente.

  • O Imperador invertido significa dominação, inflexibilidade e falta de organização. Essas são as forças que estiveram em meu passado.
  • O Ás de Paus invertido representa que o momento presente está sem direção. Algumas distrações estão causando atrasos ou me impedindo de fortalecer minhas ideias emergentes.
  • O Diabo na posição correta representa hábitos negativos que estão me impedindo. Vícios, pensamentos negativos ou dependências não estão me permitindo ser a melhor versão de mim mesmo.

Nesta leitura, temos o Imperador na posição anterior. Tanto dentro de mim quanto alguém em minha vida tem sido dominante, e não tive a disciplina que esperava. O Ás de Paus me diz que, embora eu tenha algumas ideias emergentes no presente, não tenho uma direção para levá-las. Não defini meus objetivos e decidi para onde quero ir. E se eu continuar neste caminho, o diabo na horizontal na posição futura me diz que a negatividade continuará a me segurar se eu não fizer nenhuma mudança. Para ser a melhor versão de mim mesmo, preciso contemplar os princípios pelos quais vivo.

Essas leituras foram bem diferentes, não acha?

A primeira tiragem ressoou para mim muito mais do que o outro. Há alguma verdade nessa leitura em particular, e estou vendo a mensagem com positividade. A segunda tiragem parecia sombria e pessimista. Eu não sei se eu teria encontrado tanto para contemplar com isso, mesmo se eu não fosse preconceituoso contra a forma como viramos as cartas nesta tiragem. 

De qualquer forma, sinto que a primeira funcionou melhor para mim hoje. E sendo que jogamos as cartas corretamente, acredito que esta é a mensagem que o tarot queria que eu soubesse hoje.

Não se preocupe se tiver virado as cartas “do jeito errado”. Apenas tente se concentrar na próxima vez que estiver lendo o tarot. Pessoalmente, acho que é quase natural virar as cartas verticalmente. Para mim, no início, parecia natural agarrar a extremidade superior ou inferior da carta e apenas virá-la verticalmente em torno de seu eixo sem pensar muito sobre isso.

Não sei de onde vem isso, mas se você observar os croupiers no cassino nas mesas de blackjack, diria que 100% deles viram as cartas verticalmente. Mas, novamente, eles não precisam se preocupar com as cartas invertidas porque as cartas normais são idênticas, não importa para onde você as vire.

Além disso, alguns baralhos de tarot como o tarot Thoth e o tarot Osho não têm significados reversos, então este não é um assunto relevante quando você está usando esses baralhos. Além disso, se você quiser ler o tarot usando um baralho de cartas normais, não há reversões. Se você estiver interessado em aprender a usar cartas de baralho para ler o tarot, verifique o artigo anterior que escrevi sobre o assunto aqui.

No final do dia, acho que ser um tarólogo significa dar à pessoa que você está lendo algumas informações válidas que ela possa usar. É sobre despertar sua própria intuição e permitir que eles vejam com clareza as coisas que desejam e as escolhas que precisam fazer.